Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

08 Janeiro 2024 | Redação

“Aquaman” e “Wonka” seguem em destaque nas bilheterias, mas “Minha Irmã e Eu” atinge marca expressiva

Pelo terceiro final de semana consecutivo filmes da Warner dominam em todos os cenários, mas "Minha Irmã e Eu" e "Mamonas Assassinas" mantém bom desempenho da estreia

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Já está virando rotina, e pelo terceiro final de semana consecutivo, Wonka (Warner) e Aquaman 2: O Reino Perdido (Warner) lideraram as bilheterias no Brasil, América do Norte e globalmente. Além dos já consolidados sucessos, Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris) e Mamonas Assassinas - O Filme (Imagem Filmes) conseguiram repetir o bom desempenho da abertura e mostram que o cinema nacional pode ganhar força em 2024. O filme protagonizado por Ingrid Guimarães e Tatá Werneck, inclusive, está perto de ser a primeira produção nacional a atingir a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas desde Minha Mãe é Uma Peça 3 (Downtown/Paris), em 2020. Os dados são da Comscore.

Publicidade fechar X

Wonka, que é estrelado por Timothée Chalamet segue a passos largos para atingir a marca de US$ 500 milhões em bilheterias, se consolidando como um grande sucesso. Apesar de janeiro ser um dos meses mais lentos do ano nas bilheterias e o filme não estar desempenhando tão bem no Brasil, Willy Wonka conquistou a liderança na América do Norte e globalmente, gerando US$ 164,6 milhões na América do Norte e consideráveis US$ 465 milhões em todo o mundo até o momento.

Aquaman e Jason Momoa, por outro lado, seguem o caminho inverso do outro líder de bilheteria. Enquanto a produção da Warner e DC não consegue engrenar mundialmente, segue reinando absoluto no Brasil. O filme conseguiu apenas um modesto quarto lugar na América do Norte mas, apesar disso, conseguiu ultrapassar os US$ 100 milhões no mercado interno depois de três semanas e também já fez valer seu investimento. O filme que foi orçado em US$ 205 milhões já arrecadou US$ 334,8 milhões globalmente. Outro ponto de destaque no mercado internacional é o fato de Taylor Swift | The Eras Tour ter chegado a marca de US$ 261,6 milhões em todo o mundo, ultrapassando This is It, de Michael Jackson, para se tornar o maior filme-concerto da história dos cinemas.

Já no Brasil os sinais são de dias melhores para as produções nacionais. Minha Irmã e Eu e Mamonas Assassinas se colocaram entre os cinco filmes mais assistidos pelo segundo final de semana consecutivo e caminham para se tornar as duas maiores bilheterias nacionais dos últimos anos. Desde 2020, com exceção de Minha Mãe é Uma Peça 3, a maior bilheteria de um filme brasileiro foi de 544.335 ingressos vendidos com Turma Da Mônica: Lições (Downtown/Paris). Até o momento, o filme que conta a história da banda Mamonas Assassinas já vendeu 498,42 mil ingressos, enquanto Minha Irmã e Eu se aproxima da marca do milhão com 754,80 mil ingressos vendidos. A marca alcançada pelo filme de Paulo Gustavo, entretanto, é difícil de ser batida. O filme vendeu  11,3 milhões de ingressos, sendo 2,5 milhões em 2019 e 8,8 milhões em 2020.

Também no Brasil, aproveitando o período de férias escolares, duas animações infantis conseguiram se destacar e ultrapassar a marca de 200 mil espectadores durante o final de semana. Em suas aberturas, Wish: O Poder dos Desejos (Disney) e Patos! (Universal) foram os segundo e quarto filmes mais assistidos respectivamente.

No cenário global o enredo foi parecido com os mercados brasileiro e da América do Norte, com exceção de três produções asiáticas que figuraram entre os filmes mais assistidos no período. O maior destaque foi o chinês Johnny Keep Walking!, que teve a companhia do também chinês The Goldfinger do japonês O Menino e a Garça, que deverá chegar ao Brasil até o início de março pela Sato Company, entre os 10 filmes mais assistidos em todo o mundo. Ou seja, em relação aos filmes mais assistidos em todos os cenários, o ranking global teve a presença de três produções asiáticas.

Brasil

No Brasil o cenário da última semana praticamente se repetiu. Aquaman e Wonka, além das produções nacionais, se destacaram, mas ganharam a companhia de duas animações infantis que fizeram sua estreia. O Rei dos Mares continua reinando absoluto e conseguiu levar 468,33 mil pessoas aos cinemas, chegando a um acumulado de 2,4 milhões. Na sequência, Wish, que comemora o centenário da Disney, conseguiu 356,26 mil espectadores em sua abertura e superou Minha Irmã e Eu, que aumentou seu público em relação à estreia e vendeu impressionantes 286,01 mil ingressos durante o final de semana.

Muito próximo do filme de Ingrid Guimarães e Tatá Werneck, e à frente de uma outra produção nacional, Patos! também fez uma abertura satisfatória ao conseguir um público de 238,11 mil pessoas. Na sequência, Mamonas Assassinas se aproximou da marca de 500 mil espectadores ao vender 180,71 mil ingressos e ter 498,42 mil no acumulado.

Na sequência, com um desempenho um pouco decepcionante em relação ao sucesso que está atingindo globalmente, Wonka conseguiu um público de 99,56 mil pessoas e superou a abertura de Priscilla (O2 Play), que fez 18,78 mil.

Fechando o ranking dos filmes mais assistidos aparecem Napoleão (Sony), com 6,79 mil, Godzilla Minus One (Sato Company), com 6,53 mil e Renaissance: A Film By Beyoncé, com 4,10 mil.

América do Norte

Na América do Norte, Wonka conquistou a liderança mais uma vez com uma renda de US$ 14,43 milhões, mas foi seguido de perto pela abertura de Mergulho Noturno (Universal), que fez US$ 12 milhões. Vale destacar que o thriller de terror é a primeira produção conjunta das potências do gênero Blumhouse e Atomic Monster a estrear nas telonas desde que anunciaram a fusão em 2 de janeiro. Fechando o pódio dos filmes de maior sucesso está Aquaman, que fez US$ 10,61 milhões e conseguiu superar a barreira da centena de milhões, ao chegar a um acumulado de US$ 100,02 milhões no mercado interno.

Patos! segue performando melhor que seu concorrente Wish - que sequer aparece no ranking - no mercado doméstico e conseguiu uma renda de US$ 10,25 milhões. Depois de 17 dias de sua estreia a animação da Universal e Illumination já arrecadou 71% a mais do que a animação da Disney no mesmo período, que havia feito US$ 45,2 milhões após 17 dias. Na sequência, a comédia picante Todos Menos Você (Sony), que estreia no Brasil em 25 de janeiro, segue alcançando bons números e fez US$ 9,5 milhões.

Na sequência aparecem The Boys in the Boat (MGM), filme dirigido por George Clooney que conta a história do time de remo dos Estados Unidos na preparação para as Olimpíadas de 1936, com US$ 6,02 milhões, A Cor Púrpura (Warner) com US$ 4,76 milhões, The Iron Claw (Califórnia Filmes) com US$ 4,52 milhões, Ferrari (Diamond) com US$ 2,5 milhões e Pobres Criaturas (Disney) com US$ 2 milhões.

Global

Como dito anteriormente, o cenário global apresentou uma dinâmica muito parecida com a América do Norte, com exceção das produções asiáticas. Wonka e Aquaman novamente performaram muito bem e conquistaram a liderança com arrecadações muito parecidas, US$ 43,33 milhões e US$ 40,91 milhões respectivamente. Na sequência, e fechando o pódio, Patos! conseguiu US$ 25,74 milhões com sua exibição em 74 territórios, incluindo o Brasil.

O top 5 ainda conta com o sucesso chinês Johnny Keep Walking!, que faturou US$ 22,52 milhões e Wish, animação da Disney que conseguiu uma arrecadação de US$ 19,76 milhões, incluindo sua estreia no Brasil.

Completam o ranking dos 10 filmes mais assistidos:

  • Mergulho Noturno - US$ 17,66 milhões
  • Todos Menos Você - US$ 14,90 milhões
  • The Goldfinger (China e Hong Kong) - US$ 10,52 milhões
  • O Menino e a Garça - US$ 8,67 milhões
  • The Boys in the Boat - US$ 6,37 milhões

Compartilhe:

  • 0 medalha