Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Economia

20 Março 2024 | Redação

Pesquisa mostra que sucessos do audiovisual alavancaram mercado de brinquedos em 2023

O filme "A Pequena Sereia" impulsionou as vendas da boneca em mais de 10% no Brasil imediatamente após seu lançamento nos cinemas

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Uma pesquisa feita pela Circana, empresa global de datatech para análise do comportamento do consumo, apontou uma forte tendência do mercado audiovisual, sobretudo o cinematográfico, impactar o mercado de brinquedos. As estreias cinematográficas impulsionaram as vendas de brinquedos e o estudo aponta que, em 2023, sete das dez licenças que mais cresceram estavam associadas a filmes e séries.

Publicidade fechar X

No mercado cinematográfico, o lançamento do live-action A Pequena Sereia (Disney), em maio de 2023, resultou em um aumento de 11% nas vendas de bonecas Ariel, entre 29 de maio e 11 de junho, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O campeão de bilheterias do último ano, Barbie (Warner), também impactou o mercado de brinquedos. Apesar de uma leve queda no acumulado do primeiro semestre de 2023, o filme influenciou o crescimento de vendas da boneca em 21%, em julho de 2023, tornando-a a propriedade de maior crescimento no mercado de brinquedos no Brasil naquele mês. Super Mario Bros - O Filme (Universal), segunda maior bilheteria do ano passado, também impactou diretamente no setor. No primeiro semestre do ano, brinquedos relacionados ao filme representaram 42% do crescimento do mercado, destacando-se como um dos principais impulsionadores do segmento. 

Para além dos cinemas, algumas séries também mostraram sua força nesse outro mercado. A série Wandinha (Netflix), por exemplo, surgiu como um fenômeno, impulsionando a licença da Família Addams que registrou R$ 11 milhões em vendas. A boneca da icônica personagem conquistou um lugar no top 10 dos brinquedos mais vendidos no mês de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças. Outra série da Netflix, A Casa Mágica da Gabby, viu sua licença vender no ano passado cerca de R$ 17 milhões, devido ao sucesso da série, consolidando-se como uma das principais impulsionadoras do mercado de brinquedos.

Apesar de o estudo não apresentar dados sobre outras produções, vale destacar que muitos outros filmes que foram sucessos de bilheteria em 2023 possuem um enorme potencial no mercado de brinquedos, com muitos produtos sendo constantemente produzidos. A seguir, confira a posição dos filmes no ranking global de bilheterias em 2023 e sua arrecadação nos cinemas:

  • 4º: Guardiões da Galáxia: Volume 3 (Disney) - US$ 845,55 milhões
  • 6º: Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Sony) - US$ 690,61 milhões
  • 7º: Wonka (Warner) - US$ 629,69 milhões
  • 10º: Elementos (Disney) - US$ 496,44 milhões
  • 11º: Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (Disney) - US$ 476,07 milhões
  • 13ª: Transformers: O Despertar das Feras (Paramount) - US$ 438,96 milhões
  • 14º: Aquaman 2: O Reino Perdido (Warner) - US$ 434,38 milhões
  • 18º: Five Nights At Freddy´s - O Pesadelo Sem Fim (Universal) - US$ 291,49 milhões

Perspectivas para 2024

O cenário promissor para 2024 prevê uma série de lançamentos cinematográficos infantis que certamente impactarão o mercado de brinquedos no Brasil. De acordo com a Circana, os futuros lançamentos continuarão a influenciar positivamente o comportamento de consumo, proporcionando oportunidades para o crescimento do mercado de brinquedos no Brasil ao longo de 2024. A relação intrínseca entre as produções audiovisuais e a demanda por produtos licenciados permanece como um fator crucial no impulso das vendas no setor.

Confira alguns lançamentos cinematográficos de 2024 com potencial para agitar o mercado de brinquedos:

  • - Kung Fu Panda 4 (Universal)
  • - Garfield - Fora de Casa (Sony)
  • Divertida Mente 2 (Disney)
  • Meu Malvado Favorito 4 (Universal)
  • - Moana 2 (Disney)
  • - Sonic 3 (Paramount)
  • Mufasa: O Rei Leão (Disney)

Compartilhe:

  • 0 medalha