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05 Abril 2024 | Renata Vomero

Sony empolga exibidores com apresentação de "Ghostbusters" e "Garfield"

Filmes foram apresentados em uma rodada especial de eventos nesta semana

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(Foto: Divulgação)

Esta foi uma semana especial para os exibidores poderem acompanhar os dois próximos grandes lançamentos da Sony no Brasil: Ghostbusters: Apocalipse de Gelo, que estreia em 11 de abril, e Garfield - Fora de Casa, em 1º de maio nos cinemas.

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Para tal, a distribuidora realizou dois eventos para mostrar a força dos títulos, um deles na quarta-feira (3) à noite, com exibição de Ghostbusters e visita à exposição em homenagem aos 40 anos da franquia, em cartaz no MIS de São Paulo até 5 de maio. E a outra foi a cabine clássica de exibidores na quinta-feira (4), com apresentação da campanha do filme da noite anterior e de Garfield - Fora de Casa, que foi exibido aos profissionais da indústria.

“Este é um ano de comemorações para a Sony. Celebramos 100 anos, Garfield comemora 45 anos e Ghostbusters, 40 anos”, ressaltou Roberta Hickson, gerente sênior de Marketing da Sony.

Ghostbusters: Apocalipse de Gelo

Para lembrar para quem você deve ligar caso assombrações estranhas apareçam na vizinhança, Ghostbusters: Apocalipse de Gelo chega aos cinemas para animar o público fã da saga e de uma aventura que mistura comédia, ação e suspense.

O novo filme dá sequência aos eventos do antecessor (Ghostbusters: Mas Além) lançado em 2021, repetindo parte do elenco que inclui: Finn Wolfhard, Paul Rudd, Carrie Coon e McKenna Grace e a volta de Bill Murray, Ernie Hudson e Dan Aykroyd.

Falando sobre o filme anterior, ele se tornou peça-chave para a definição da campanha deste novo lançamento. Lançado na pandemia, o longa foi sucesso de público considerando as métricas do período e foi fundamental para “resgatar o amor pela marca”, como destaca Camila Pacheco, diretora executiva de marketing da Sony Pictures América Latina

“Lançamos o filme anterior durante a pandemia, então, foi necessário fazer um trabalho muito grande para divulgar o lançamento e fazer as pessoas saberem que tinha um filme novo de Ghostbusters chegando. Ali aprendemos muito sobre esse novo público e entendemos a importância de modernizar a franquia. Esse é o filme que todo fã queria ver, com história que faz sentido nos dias de hoje e é uma volta às origens da franquia”, comentou a executiva.

E parte essencial em reforçar esse apelo com o público, em especial com os fãs de longa data da saga, esta justamente na Exposição em cartaz no MIS, que mostra momentos icônicos destes 40 anos.

Nesse sentido, no entanto, a campanha está sendo dividida em dois targets: para os fãs da franquia, considerando um publico um pouco mais velho, quanto para os mais jovens que começam a se tornar admiradores agora.

Aí entram como foco de apelo os fãs de Stranger Things e esse tipo de sagas, mas também os fãs de Paul Rudd, veterano da indústria e reconhecido entre os jovens por interpretar o Homem-Formiga na Marvel.

Outro ponto interessante e que a campanha vem trabalhando é como esse filme volta às origens da franquia, tendo como principal cenário a cidade de Nova York, e também o quanto ele aumenta em escala com relação ao filme anterior, com uma ameaça muito maior desta vez e um poder de destruição que triplica.

Para potencializar esse alcance, estão sendo trabalhadas divulgações nas redes sociais, também com influenciadores, e um impacto grande com a imprensa, impulsionado pela exposição.

O filme anterior, Mais Além, também foi reexibido na Sessão da Tarde, que comemora 50 anos, e que tem como assinatura a apresentação ao público brasileiro destas sagas da cultura pop tão importantes. Nostalgia, sem dúvida, é um norteador dessa estratégia.

Além dessas experiências, também será realizada a pré-estreia com influenciadores  e um nome importante entre eles é Gabepeixe, que faz lives na Twitch. Ele fará uma transmissão do filme de 2021, comentando as cenas e dando suas impressões sobre a história.

No dia 7 de abril, considerado uma grande data para a Sony, será exibida a entrevista com o elenco no Fantástico, além de entrar matéria no Omelete e Adorocinema sobre a cobertura da première nos EUA. Também será realizada uma pegadinha no SBT, no programa do Silvio Santos.

A Sony destaca as parcerias do grupo, que tem ecossistema que passa pela PlayStation, Sony Music e Canais Sony. Todos eles embarcados na divulgação do filme.

Passa pela campanha também as tradicionais inserções na TV Paga e aberta, rádios, tematização de cinema e shoppings.

Garfield - Fora de Casa

Já em maio é a vez de o público se deliciar com Garfield - Fora de Casa nos cinemas. Aliás, a estreia em 1º de maio, um feriado nacional, não é coincidência, já que estamos falando do gato mais preguiçoso e comilão da cultura pop.

“Garfield tem para a gente um sabor especial, com o perdão do trocadilho. Foi difícil convencer o estúdio a lançar o filme três semanas antes dos EUA. Estou feliz que vocês vão conhecer esse título que vai atingir e 8 a 80, da criança ao idoso. Temos toda a América Latina nesta data”, contou André Sala vice-presidente de distribuição da Sony Pictures América Latina e diretor-geral no Brasil.

O longa está programado para estrear em 24 de maio na América do Norte e figura entre as maiores apostas voltadas para a família neste verão.

O tamanho da promessa é alto, tendo em vista que o personagem tem 98% de reconhecimento de marca e é conhecido por 86% do público do Brasil de 6 a 54 anos. São 200 milhões de leitores no mundo e mais 15 milhões de seguidores da marca nas redes sociais. Outro ponto alto, além da alta abrangência da faixa etária, é que a divisão de gênero é quase totalmente equilibrada, com 51% do público masculino e 49% feminino.

Um acerto do marketing, logo de cara, é a decisão de convidar para dublar o filme no Brasil os mesmos profissionais que já dublaram o personagem ao longo dos anos, uma homenagem a eles e ao Garfield, além de valorizar os profissionais de dublagem do Brasil, considerados os melhores do mundo. Lá fora, nomes como Chris Pratt e Samuel L. Jackson integram o elenco de dublagem.

Os materiais de divulgação estão apostando tanto nas imagens clássicas de Garfield, vinda dos quadrinhos, tanto nas do “Baby Garfield”, já que a história mostrará como ele foi abandonado pelo pai até ser adotado pelo John e depois como acontece esse reencontro de felinos laranjas.

Outro motivo de alta expectativa para o filme é a boa recepção, desde que a campanha começou só foram recebidos comentários positivos ou neutros, o que é uma raridade em termos de internet. Em especial para o trailer.

Para abranger a grande faixa de potencialidade de público, a Sony fez parcerias com importantes marcas que tenham fit com o Garfield, como empresas alimentícias e de colchões ou conforto e hospedagem.

Também há um investimento em produtos licenciados de vestuário, papelaria e decoração de festas, frentes as quais o Garfield já fazia sucesso até mesmo antes deste lançamento.  Para além disso, o clássico combo de campanha nas redes e no offline está sendo empregado.

“Esse tem tudo para ser um dos maiores filmes do semestre e até mesmo do ano. Esperamos uma cauda longa, queremos deixar os cinemas laranjas!”, encerrou Roberta Hickson.

 

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