Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Exibição

12 Junho 2024 | Redação

Barco e Santa Clara fecham parceria para aluguel de projetores

Empresas firmam parceria exclusiva para contratos de 60 ou 96 meses, e exibidor poderá adquirir equipamento ao término do aluguel

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Dois grandes players do mercado cinematográfico brasileiro, Barco e Santa Clara Poltronas, fecharam uma parceria para um novo programa de aluguel de projetores para os cinemas do Brasil, com a primeira empresa sendo responsável pelo fornecimento do equipamento, enquanto a segunda é responsável pelo financiamento, instalação e manutenção. Economicamente falando, o aluguel se torna uma opção muito mais viável para exibidores e, sendo assim, as empresas enxergaram uma ótima oportunidade de mercado para preencher uma "lacuna".

Publicidade fechar X

Durante a 15ª edição do Show de Inverno, em Campos do Jordão, Francisco Severino da Silva, conhecido como Chiquinho, fundador da Santa Clara; Lucas da Silva, diretor comercial da Santa Clara, e Gisele Oliveira Freitas, executiva de vendas da Barco no Brasil, concederam uma entrevista exclusiva ao Portal Exibidor para detalhar a nova parceria.

A nova parceria é exclusiva entre Barco e Santa Clara, ou seja, a Santa Clara não pode comercializar com outro fabricante e a Barco, por sua vez, mantém a exclusividade dessa parceria de aluguel de projetores apenas com a Santa Clara. Além do aluguel dos projetores, as empresas também serão responsáveis pela manutenção e atendimento aos exibidores e, além do serviço prestado, Chiquinho ressaltou que existirá liberdade para os exibidores escolherem seus prestadores de serviços, não existindo nenhuma obrigatoriedade nesse sentido no contrato de locação.

"É extremamente importante dizer que o exibidor e seus prestadores de serviço têm liberdade de continuar com essa parceria sem nenhum tipo de imposição de uma empresa A, B ou C para o exibidor em detrimento de retirar seu prestador de serviços de anos ou décadas. Esse é um diferencial muito importante e uma vez que o exibidor queira alugar um sistema de projeção e acione a Santa Clara, nós vamos oferecer as opções da Barco e o exibidor pode fazer a aquisição do aluguel, mas não precisa utilizar os serviços da Santa Clara para a manutenção. Vamos ter uma lista de parceiros nossos, que sabemos que atendem todos os clientes, vão ser parceiros credenciados e o exibidor vai poder escolher", explicou.

Esse novo programa de aluguel de projetores envolverá o aluguel do equipamento em si e a garantia estendida pelo tempo de locação do projetor. Serão modalidades de aluguel por 60 meses ou 96 meses e, além disso, também haverá a possibilidade de o exibidor comprar um retrofit, que é a conversão de antigos projetores de lâmpada para uma unidade de fonte a laser. Também vale destacar que ao final do período de aluguel, o exibidor terá direito aos equipamentos com valores simbólicos ou residuais, a depender do período contratado.

"Ao fim da locação o equipamento é do exibidor e, simplesmente para formatar o fechamento disso, existe um valor simbólico de R$ 1 para finalizar o processo. Ao término dos 96 meses o equipamento é do exibidor, e no contrato de 60 meses, existe um valor residual que deve ser pago. São dois contratos diferentes, com dois prazos diferentes e existe a modalidade de 60 meses, e de 96 meses também", disse Gisele.

Durante o Show de Inverno os executivos também detalharam o SLA (prazo de atendimento). A executiva da Barco destacou que existirão dois estoques locais para peças e equipamentos no Brasil.

"Se quebrar uma peça o exibidor irá abrir um chamado com a Santa Clara, que é a detentora do equipamento, e ela vai identificar o problema e fazer a troca da peça, e também vai abrir um chamado com a Barco para que a gente reponha o estoque da Santa Clara. O cliente vai ter dois estoques locais aqui no Brasil e vai ter tanto o suporte da Santa Clara, que vai manter algumas peças para ganhar agilidade, e a Barco também já tem um estoque de peças. Antes de a Barco repor a peça para a Santa Clara, ela já vai conseguir atender o cliente final", explicou a executiva.

Também como novidade no programa de aluguel de projetores, Chiquinho revelou em primeira mão a possibilidade de um grande investimento para o Recine, que é um regime especial de tributação da Receita Federal, voltado à expansão e modernização do parque cinematográfico brasileiro. "A Santa Clara já está em processo de negociação, se antecipando e tendo um investimento para formatar todos os Recines do seu mercado alvo. Quando fechar [o acordo] a Santa Clara prepara uma proposta e, uma vez aprovada essa proposta, ela faz parte do contrato e todas essas ações estão detalhadas. O benefício da locação se mostra financeiramente imbatível, então essa parte do Recine é um grande investimento que estamos fazendo e ganhando tempo. É importante destacar que o Recine faz com que o processo de importação de alguns NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) valham descontos de PIS, Cofins e imposto de importação, então isso dá uma economia expressiva para o exibidor", disse.

"O Recine está sendo oferecido e está sendo tomada a iniciativa de prepará-lo. O exibidor vai locar o equipamento e, se o exibidor mudar de ideia depois de um tempo de contrato e resolver adquirir o equipamento, existe uma alternativa legal já elaborada para que o exibidor adquira o equipamento e cesse a locação. O detalhe é que aí o exibidor terá que ressarcir a Receita Federal dos impostos proporcionais ao tempo ao qual ele recebeu esse benefício", complementou Lucas.

Por fim, o fundador da Santa Clara também destacou que além dos projetores da Barco, a empresa irá oferecer uma solução completa de locação para os exibidores. "Há a possibilidade de sistema de som, processador de som, alto falantes e caixas de som. Se o cliente quiser também poltronas nós temos uma solução completa que abrange muitos produtos", disse. Retrofits, com ou sem servidor, é importante destacar que não serão alugados, mas o exibidor terá a opção de comprar o produto.

"As duas empresas já têm experiência no mercado e a Barco foi responsável por grande parte do VPF, então já estamos acostumados com isso. Locação é um projeto que já está no nosso know-how, então já sabemos como tratar a SLA e temos essa experiência. Temos também a maior parte do parque exibidor brasileiro", finalizou Gisele.

Compartilhe:

  • 2 medalha