Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Democratização

08 Abril 2025 | Redação

Embaúba Filmes cria "Circuito Embaúba" com intuito de levar lançamentos para além do circuito comercial

Iniciativa propõe turnê de lançamentos em cidades fora do circuito comercial, com sessões especiais e debates

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

No mês de maio a Embaúba Filmes dará o pontapé inicial no Circuito Embaúba, um projeto que pretende levar os lançamentos da distribuidora a um circuito ampliado de exibição em todo o país. A proposta é alcançar cineclubes, escolas, universidades, salas independentes e cidades que, muitas vezes, ficam fora do circuito tradicional de estreias.

Publicidade fechar X

O Circuito Embaúba irá funcionar como uma turnê dos filmes, promovendo exibições em espaços que compartilham o compromisso com a pluralidade do cinema brasileiro. Além de democratizar o acesso, o projeto aposta na experiência coletiva da exibição pública como ponto central de conexão entre obra e público e, por isso, as entidades parceiras são incentivadas a organizar conversas e debates após as sessões, enriquecendo o diálogo em torno das produções.

Entre os primeiros títulos disponíveis para exibição no circuito estão Lispectorante, de Renata Pinheiro, estrelado por Marcélia Cartaxo e premiado no Fest Aruanda, e Ainda Não é Amanhã, de Milena Times, que recebeu múltiplos prêmios no Festival do Rio e no Fest Aruanda.

As sessões podem ocorrer na semana anterior à estreia nacional e se estender até três semanas após o lançamento comercial, respeitando as datas previamente acordadas e os parceiros do circuito devem se comprometer a exibir ao menos 50% dos filmes programados pela distribuidora no ano. Como forma de fortalecer a rede e registrar as ações do circuito, os parceiros serão incentivados a enviar um relato simplificado após cada sessão, com dados de público, fotos e informações que ajudem a contar a história daquele encontro.

"A ideia do Circuito Embaúba surge de uma inquietação nossa em relação aos limites do circuito exibidor. Lançamos vários filmes que fazem muito sucesso em festivais, com enorme repercussão crítica, mas que encontram um espaço restrito nos cinemas convencionais. Ao mesmo tempo, temos observado um crescimento dos cineclubes e exibidores alternativos, com grande interesse pela produção brasileira. Com esse projeto, acreditamos que poderemos encontrar novos caminhos para a ampliação do público, que é o que mais nos interessa - mesmo que esse público não seja contabilizado oficialmente", destacou Daniel Queiroz, fundador da Embaúba.

Para participar do projeto, instituições e exibidores devem se cadastrar exclusivamente por meio de um formulário online e dúvidas podem ser enviadas para contato@embaubafilmes.com.br.

Compartilhe:

  • 0 medalha