Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Fomento

21 Abril 2025 | Yuri Codogno

Projeto Paradiso oferece apoio inédito para delegação de talentos que representará o Brasil no Marché du Film

Brasil é País de Honra no mercado de negócios do Festival de Cannes

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Em 2025, o Brasil será o País de Honra no Marché du Film, mercado de negócios do Festival de Cannes, que acontece de 13 a 21 de maio na França. Para fortalecer a presença brasileira, o Projeto Paradiso apoiará pela primeira vez uma delegação composta por 15 produtores da Rede Paradiso de Talentos. Os filmes brasileiros selecionados, como O Agente Secreto (Vitrine Filmes), de Kleber Mendonça Filho, anunciado no início do mês, também recebem apoio do programa Brasil no Mundo.



Desde 2020, o programa Brasil no Mundo – eixo de internacionalização do Projeto Paradiso – destina aportes financeiros para impulsionar a presença brasileira em Cannes. Os recursos, que vão até R$ 50 mil por filme, são direcionados à participação de obras nacionais em diversas seções do festival, cobrindo desde custos de logística até estratégias de promoção internacional.

Quatro curtas-metragens produzidos no projeto Directors’ Factory Ceará Brasil vão abrir a Quinzena de Cineastas, uma das principais mostras paralelas do evento. O projeto, patrocinado pelo Governo do Ceará em parceria com a Quinzena e com curadoria do diretor cearense Karim Aïnouz, reúne quatro profissionais do Norte e do Nordeste em colaboração com outros quatro estrangeiros. O Projeto Paradiso apoia a iniciativa e também levará a Cannes os produtores das obras. Além da exibição, os profissionais farão um pitching de seus projetos de longas-metragens no mercado francês.

O Projeto Paradiso também aproveitará o palco internacional do Marché du Film para fazer dois anúncios: a seleção do participante da Pop Up Film Residency – residência para desenvolvimento de roteiros que neste ano será realizada em Revine Lago (Itália) – e a escolha da roteirista que participará do exclusivo programa de mentorias com a premiada cineasta argentina Lucrécia Martel. Esta última iniciativa, realizada em parceria com a Fundación Fondosa (Argentina), foi concebida especificamente para impulsionar o trabalho de roteiristas mulheres da Rede Paradiso de Talentos.

"O convite para ser País de Honra em Cannes não chegou por acaso, é o reconhecimento de uma geração de profissionais do audiovisual que tem ganhado força e projeção externa. Com a nossa delegação em Cannes, buscamos aproveitar esse momento simbólico para promover ações concretas, colocando produtores brasileiros no centro das negociações internacionais, onde podem fechar acordos, entender tendências globais e posicionar seus projetos no radar do mercado. É a materialização da nossa crença: o talento brasileiro precisa estar onde as decisões são tomadas”, ressaltou Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

O convite para o Brasil receber a honra em Cannes é fruto de uma parceria do Marché du Film com o Ministério da Cultura do Brasil em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Instituto Guimarães Rosa e da Embaixada brasileira na França, e da ApexBrasil. O convite para o Brasil como País de Honra no Marché du Film 2025 consolida o reconhecimento internacional da produção audiovisual brasileira e abre novas perspectivas para profissionais do setor.

Compartilhe:

  • 0 medalha