Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

16 Junho 2025 | Redação

"Como Treinar o Seu Dragão" faz a 3ª maior abertura do ano e mantém ótimo momento dos cinemas brasileiros

Live-action da Universal vendeu mais de 1 milhão de ingressos em seu primeiro final de semana em exibição

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Cada novo lançamento nos cinemas é um novo motivo para os exibidores brasileiros sorrirem e, neste final de semana, não foi diferente. O live-action de Como Treinar o Seu Dragão (Universal) fez uma abertura acachapante com 1,04 milhão de ingressos vendidos entre quinta-feira e ontem (15) e com o auxílio de outros blockbusters, como Lilo & Stitch (Disney), Bailarina (Paris Filmes) e Missão: Impossível - O Acerto Final (Paramount), o público total somou 1,97 milhão de espectadores nas salas escuras de todo o país. Os números são da Comscore.



O live-action da Universal e DreamWorks, aliás, conseguiu a terceira maior estreia de 2025 no Brasil, ficando atrás apenas de Lilo & Stitch e Um Filme Minecraft (Warner) que venderam 2,7 milhões e 1,42 milhão de ingressos, respectivamente. Contanto com as sessões de pré-estreia, Como Treinar o Seu Dragão já soma um público total de 1,92 milhão, se colocando como candidato a uma das maiores bilheterias do ano.

Além do ótimo desempenho dos blockbusters, o Dia dos Namorados também contribuiu bastante para o bom desempenho dos cinemas brasileiros. O Festival Dia dos Namorados, promovido pela Warner, colocou a reexibição de seus três filmes românticos entre os dez mais assistidos durante o final de semana: Diário de Uma Paixão (2004), Como Eu Era Antes de Você (2016) e Nasce Uma Estrela (2018).

Um outro destaque - mais uma vez - foi Homem com H (Downtown/Paris) que, mesmo depois de sete semanas em cartaz, colocou novamente uma produção nacional entre os filmes mais vistos no período. O longa foi visto por 12,96 mil pessoas durante o final de semana e chegou ao acumulado de 624,24 mil ingressos vendidos desde sua estreia.

Na América do Norte, como não poderia deixar de ser, Soluço e Banguela também reinaram absolutos em um final de semana que rendeu US$ 151,7 milhões aos exibidores locais e comprovou que o remake de animações em live-action realmente é um caminho de sucesso a ser seguido. Mantendo a mesma equipe de direção da trilogia animada, Como Treinar o Seu Dragão fez a melhor estreia da franquia no mercado doméstico com US$ 83,7 milhões que foram suficientes para superar com folga as aberturas anteriores, como mostramos abaixo:

  • - Como Treinar o seu Dragão 3 (2019) | US$ 55 milhões
  • - Como Treinar o seu Dragão 2 (2014) | US$ 49,45 milhões
  • - Como Treinar o seu Dragão (2010) | US$ 43,7 milhões

Outras marcas notáveis atingidas por Como Treinar o Seu Dragão na América do Norte foram o fato de o live-action se tornar a terceira maior estreia da DreamWorks, atrás apenas de Shrek Terceiro (2007) e Shrek 2 (2004), que arrecadaram US$ 121,6 milhões e US$ 108 milhões respectivamente, e ter conseguido o quarto melhor desempenho de uma sexta-feira de estreia em 2025. Ao arrecadar US$ 35,6 milhões, a produção ficou atrás apenas de Um Filme Minecraft, Lilo & Stitch e Capitão América: Admirável Mundo Novo (Disney).

Ainda na América do Norte, também surpreendeu o desempenho da comédia romântica Amores Materialistas em seu primeiro final de semana nas telonas. O longa dirigido por Céline Song, que é uma continuação do indicado ao Oscar Vidas Passadas (California Filmes), faturou US$ 12 milhões para se colocar como a terceira maior bilheteria do período. Protagonizado por Dakota Johnson, Pedro Pascal e Chris Evans, o filme da A24 será distribuído pela Sony no Brasil e chegará aos cinemas no dia 31 de julho.

Globalmente, o cenário não apresentou grandes surpresas, com uma liderança folgada para Como Treinar o Seu Dragão. O longa arrecadou US$ 197,84 milhões e teve o Brasil como seu quinto melhor mercado, atrás apenas da América do Norte, México, Reino Unido e Irlanda e China.

A China, aliás, merece um parágrafo à parte. Após o presidente Donald Trump iniciar uma guerra fiscal com o país asiático, houve incertezas e nebulosidade acerca da exibição de produções de Hollywood no segundo maior mercado cinematográfico do mundo. Entretanto, pelo terceiro final de semana seguido, após duas semanas de liderança de Missão: Impossível - O Acerto Final, um longa estadunidense ficou na liderança das bilheterias com Como Treinar o Seu Dragão faturando US$ 11,16 milhões.

Outros destaques das bilheterias globais ficam por conta de dois blockbusters que atingiram marcas expressivas. Lilo & Stitch ultrapassou os US$ 850 milhões ao chegar a um acumulado de US$ 858,37 milhões, tornando-se a terceira maior arrecadação do ano, e Missão: Impossível superou a marca de US$ 500 milhões e se coloca, logo na sequência, como quarta maior bilheteria de 2025, com um total de US$ 506,81 milhões.

Brasil

Como dito anteriormente, foram vendidos 1,97 milhão de ingressos no período e, destes, 1,04 milhão foram para Como Treinar o Seu Dragão, que já acumula 1,92 milhão de espectadores. Além do live-action que foi responsável por 52,8% de todos os ingressos vendidos, outros dois blockbusters superaram o público de 100 mil pessoas durante o final de semana. Lilo & Stitch segue sua excelente campanha e, com mais 575,7 mil espectadores, já chega ao acumulado de 8,61 milhões desde sua estreia. Bailarina - Do Universo de John Wick, por sua vez, levou 124,99 mil pessoas aos cinemas e chegou a marca total de 425,09 mil ingressos vendidos.

Missão: Impossível e Premonição 6: Laços de Sangue (Warner) também seguem com um ótimo desempenho e registraram públicos de 86,48 mil e 52,78 mil, respectivamente. A volta aos cinemas de comédias românticas clássicas para celebrar o Dia dos Namorados também fizeram sucesso com Como Eu Era Antes de Você (22,95 mil) e Diário de Uma Paixão (18,79 mil).

O destaque nacional novamente ficou com Homem com H, se valendo de uma excelente sustentação em sua campanha no circuito comercial. A cinebiografia do cantor Ney Matogrosso vendeu 12,96 mil ingressos para chegar a um acumulado de 624,24 mil que colocam o longa como o 3º maior público de uma produção brasileira lançada em 2025 e o 13º maior entre todos os lançamentos deste ano. Os filmes nacionais lançados em 2025 com maiores públicos até o momento são Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa (Downtown/Paris) e Vitória (Sony), que tiveram respectivos 979,41 mil e 710,66 mil espectadores.

Fechando o ranking das produções mais vistas durante o final de semana, aparecem a abertura de June e John (Diamond), com um público de 5,43 mil, e a reexibição de Nasce Uma Estrela, que vendeu 4,47 mil ingressos.

América do Norte

O território conseguiu um desempenho bastante superior ao final de semana anterior e arrecadou US$ 146,46 milhões, considerando os dez filmes mais procurados no último fim de semana, e US$ 151,7 milhões no total. Como Treinar o Seu Dragão, que teve um custo de produção de US$ 150 milhões, cumpriu as expectativas e, com folga, liderou com uma arrecadação de US$ 83,7 milhões em seu primeiro final de semana em cartaz. Lilo & Stitch, que corre atrás de Um Filme Minecraft para se tornar a maior bilheteria de 2025 na América do Norte, e o surpreendente Amores Materialistas completam o pódio. Enquanto o live-action da Disney faturou US$ 15,5 milhões, a comédia romântica da A24 conseguiu US$ 12 milhões.

Os números do final de semana, aliás, deram um impulso em Lilo & Stitch pela maior bilheteria do ano, apesar de começar a perder fôlego. Até o momento, o acumulado do longa é de US$ 366,37 milhões, ainda um pouco distante dos US$ 423,5 milhões de Minecraft.

Além dos filmes já citados, Missão: Impossível também superou a marca dos US$ 10 milhões e faturou US$ 10,3 milhões. Pouco abaixo, mas com um desempenho bastante satisfatório, Bailarina conseguiu adicionar US$ 9,4 milhões em seu acumulado com os ingressos vendidos durante o final de semana.

Sem grandes destaques, o ranking é completo por:

  • - Karate Kid: Lendas (Sony) | US$ 5 milhões
  • - Premonição 6 | US$ 3,9 milhões
  • - O Esquema Fenício (Universal) | US$ 3,05 milhões
  • - A Vida de Chuck (Diamond) | US$ 2,14 milhões
  • - Pecadores (Warner) | US$ 1,47 milhão

Global

Mundialmente, o cenário não apresentou grandes surpresas ou novidades, com desempenhos semelhantes aos mercados do Brasil e América do Norte. A surpresa, talvez, fique pela ausência de uma produção chinesa entre as dez maiores bilheterias, uma vez que as salas de cinema do segundo maior do mundo estão dominadas por Como Treinar o Seu Dragão e Missão: Impossível. O live-action da Universal e DreamWorks, aliás, teve bastante folga na liderança ao arrecadar US$ 197,84 milhões em sua abertura. Lilo & Stitch, por sua vez, segue com uma excelente campanha e ao faturar US$ 46,8 milhões chegou a um acumulado de US$ 858,37 milhões, se aproximando de Minecraft, que até o momento tem US$ 951,51 milhões.

Os demais filmes do ranking são:

  • - Missão: Impossível | US$ 31,3 milhões
  • - Bailarina | US$ 22,9 milhões
  • - Amores Materialistas | US$ 15,5 milhões
  • - Karate Kid: Lendas | US$ 8,5 milhões
  • - Premonição 6 | US$ 7,8 milhões
  • - O Esquema Fenício | US$ 4,46 milhões
  • - Housefull 5 (Índia) | US$ 4,45 milhões
  • - A Vida de Chuck | US$ 3,37 milhões

Compartilhe:

  • 0 medalha