Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / EXPOCINE 25

03 Outubro 2025 |

Retrato Filmes anuncia line-up com longa produzido por Almodóvar, cinema brasileiro e relançamento de “Amores Brutos”

Retrato Filmes apresenta estreias testadas em festivais nacionais e internacionais e relançamentos de clássico

Compartilhe:

(Foto: )

A penúltima apresentação da EXPOCINE 25 foi comandada pelos sócios-diretores da Retrato Filmes, Felipe Lopes e Daniel Pech, com uma seleção de lançamentos que transitam entre nomes consagrados e novos talentos. Entre os destaques, estão o novo longa produzido por Pedro Almodóvar, produções brasileiras premiadas no exterior e títulos que chegam com força ao circuito de festivais.

Publicidade fechar X

Além dos inéditos, a Retrato também prepara o relançamento de Amores Brutos, de Alejandro González Iñárritu, na primeira parceria da distribuidora com a MUBI. O longa, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor em Cannes, volta aos cinemas no dia 9 de outubro em escala global. A ação inclui ainda conteúdos especiais com o diretor em celebração aos 25 anos do filme.

Dois Procuradores, de Sergei Loznitsa, foi o primeiro lançamento inédito divulgado pela Retrato. O drama histórico é baseado em um romance de Georgy Demidov, onde um jovem e íntegro promotor soviético, de 1937, investiga a corrupção. A obra foi elogiada em Cannes e está na mostra Panorama Mundial do Festival do Rio. Dividindo tela na apresentação, tivemos também Woman and Child, outro filme do gênero drama, o longa iraniano traz a relação de uma mãe com seus filhos.

O quarto filme a ser apresentado foi Ruas da Glória. Com a Telecine como coprodutora, o longa brasileiro acompanha o personagem Gabriel investigando o desaparecimento de um garoto de programa no submundo do Rio. Ele foi premiado na Holanda e estará no Festival MixBrasil.

Com destaque entre os filmes mostrados, Surda, de Eva Libertad, segundo a distribuidora, é um filme que ganhou o gosto do público, vencendo os festivais de Berlim, Málaga e Seattle no quesito “voto popular” e estreou no Festival do Rio de Janeiro.

O grande destaque, porém, ficou com Sirât. “Esse filme, ‘Sirât’, é uma aposta nossa. Chegou até a seleção final da Espanha e foi o escolhido pela Academia deles para representá-los no próximo Oscar. Ele tem a distribuição no Brasil por nós e também, no mundo, pela Neon. A mesma do ‘O Agente Secreto’”, explicou Felipe sobre o novo longa produzido por Pedro Almodóvar e dirigido por Oliver Laxe. Também foi dito que o longa tem o apoio do Grupo Globo e já estreou na Espanha, França e Portugal.

Eles aproveitaram para contar que o longa Sirât trata-se de um pai que vai em busca da sua filha que desapareceu em uma rave clandestina. O longa estará na Mostra de São Paulo, mais especificamente na Sala São Paulo. Os presentes na Sala Barco da Expocine também puderam apreciar um trecho do filme.

Confira como foi o quarto e último dia da Expocine 25.

Compartilhe:

  • 0 medalha