27 Outubro 2025 | Redação
Cinépolis anuncia JK Iguatemi como o primeiro complexo da rede totalmente operado com projeção a laser
Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de R$ 80 milhões em tecnologia para aprimorar a experiência do público e modernizar suas salas no Brasil
Compartilhe:
A Cinépolis anunciou hoje (27) que o complexo do shopping JK Iguatemi é o primeiro cinema da rede a ser 100% equipado com projeção a laser. A tecnologia, além de oferecer imagens com mais qualidade e profundidade, especialmente na cor preta, é mais sustentável pois promove menor consumo de energia e reduz a necessidade de ar-condicionado nas salas.
Nos últimos cinco anos, a Cinépolis investiu mais de R$ 80 milhões em tecnologia no Brasil, com destaque para a substituição dos projetores digitais à lâmpada por equipamentos a laser. A modernização teve início em 2022 e a expectativa da empresa é que mais de 50% das 410 salas da rede no país estejam equipadas com os novos projetores nos próximos cinco anos.
“Somos uma empresa de cinema, mas, sobretudo, uma empresa de tecnologia. Investir em inovação faz parte do nosso DNA e da nossa missão de oferecer sempre a melhor experiência para os nossos clientes. Ficamos muito felizes em anunciar ao mercado este marco para a Cinépolis. Agora, a Cinépolis JK Iguatemi é 100% a laser e torna-se um cinema que é sinônimo de mais brilho, mais cor e ainda mais qualidade de imagem para o público”, afirma Mohamad Soueid, Head de TI da Cinépolis Brasil.
Atualmente, a Cinépolis conta com cinco formatos especiais de salas disponíveis para o público que busca por experiências exclusivas e tecnológicas: IMAX, LED, MacroXE, VIP e 4DX.
A sala IMAX, localizada no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, é a primeira da América Latina com tecnologias patrocinadas pela própria IMAX. “Nesse formato, utilizamos um projetor a laser significativamente maior do que os convencionais, uma tela com tecnologia 3D específica e dimensões impressionantes – cerca de 20 metros de largura por 18 metros de altura –, além de mais canais de som, o que torna a experiência ainda mais imersiva”, explica Soueid. Em 2025, a sala IMAX da Cinépolis no JK Iguatemi foi reconhecida, pela quinta vez, como a melhor projeção do circuito, repetindo o feito dos anos de 2020, 2022, 2023 e 2024.
Também no JK Iguatemi, a Cinépolis conta com uma sala no formato LED, cujo diferencial está no uso de um painel de LED no lugar de projetores tradicionais. A tecnologia proporciona cores mais intensas, maior luminosidade e excelente profundidade nos tons escuros, uma das limitações recorrentes dos sistemas convencionais. A sala também conta com sistema de som que simula canal de voz, aumentando ainda mais a fidelidade sonora.
Outro destaque é a Macro XE, um formato exclusivo da Cinépolis. Com 22 salas em operação no Brasil, esse modelo oferece uma tela de 170 m² – o equivalente a quatro telas convencionais –, som mais potente com múltiplos canais e projeção com qualidade superior, criando uma experiência cinematográfica grandiosa e imersiva.
Já a sala Cinépolis VIP é voltada ao público que busca máximo conforto e sofisticação. Conta com poltronas maiores, reclináveis e numeradas, além de cardápio exclusivo e atendimento diferenciado. Nesse formato, os pedidos feitos dentro da sala são realizados por meio de dispositivos móveis que integram com agilidade o serviço de atendimento e pagamento em um único sistema. Atualmente, a Cinépolis conta com 74 salas VIPs distribuídas em 13 estados brasileiros.
Por fim, a rede também disponibiliza a sala 4DX, formato em que o público pode vivenciar uma experiência imersiva a partir de efeitos sensoriais sincronizados com o filme. A sala conta com poltronas que se movem, reproduzindo tremores, quedas e acelerações, além de efeitos como vento, água, névoa, luz e aromas. Este formato está disponível nas unidades do Shopping RioMar Fortaleza (CE), São Bernardo Plaza Shopping (SP) e Parque Shopping Maia (SP).
Além das salas com maior investimento tecnológico, a Cinépolis também disponibiliza um formato dedicado especialmente ao público infantil. “A sala Junior proporciona uma experiência interativa, com alta qualidade de imagem e som, além de atrações diferenciadas como piscina de bolinhas e um tobogã com mais de 15 metros de extensão. O espaço tem poltronas divertidas, com assentos que incluem poltronas individuais, espreguiçadeiras, puffs duplos e áreas acessíveis para cadeirantes e acompanhantes”, acrescenta o Head de TI da Cinépolis Brasil.
A transformação digital da Cinépolis também se reflete fora das salas, com a modernização do próprio e-commerce, que passou a reunir, em um único canal, a venda de ingressos e itens da bomboniere, além do programa de fidelidade Club Cinépolis, que foi reformulado no final de 2024 e agora oferece benefícios como cashback de 5%, acúmulo de pontos e descontos exclusivos, como 50% de desconto às quartas-feiras e a promoção 2x1 às quintas. “Esses investimentos nos permitiram oferecer ao cliente uma experiência verdadeiramente omnichannel. Como resultado, registramos um aumento expressivo nas vendas de alimentos e bebidas e quadruplicamos o número de novos membros do clube”, destaca o executivo.
Para os próximos meses, a empresa prevê a implementação de novos totens de atendimento em todas as unidades. Além da substituição dos equipamentos, o software também será atualizado para proporcionar mais agilidade, eficiência e comodidade ao público.
Com esses avanços, a Cinépolis reafirma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a excelência na jornada do cliente.
Compartilhe:
- 0 medalha