04 Março 2015 | Natalí Alencar
Cinemateca realiza programação especial em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”
Sessões serão realizadas ao ar livre
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, a Cinemateca Brasileira apresenta uma sessão ao ar livre com uma seleção de curtas metragens: Eh Pagu, eh! (1981), Mulheres de Cinema (1976) e o longa francês Copacabana (2010).
Publicidade fechar X
Eh Pagu, eh!, dirigido por Ivo Branco, conta um pouco da vida e da obra de Patrícia Galvão, a Pagu. Um dos nomes mais importantes do movimento feminista brasileiro. Casada com Oswald de Andrade, participou do Movimento Antropofágico. Jornalista, escritora e tradutora, entre outras coisas, ficou presa por quase cinco anos durante a ditadura Vargas por ser militante do PCB.
Mulheres de Cinema, dirigido por Ana Maria Magalhaes, aborda a participação profissional da mulher, como atriz ou integrante da equipe técnica, ao longo da história do cinema brasileiro.
Já o longa-metragem francês Copacabana, de Marc Fitoussi, é estrelada por Isabelle Huppert. A comédia é sobre uma mulher extravagante, que não liga para empregos, romances ou responsabilidades. Apaixonada por samba e bossa nova, o que ela mais quer é conhecer o Rio de Janeiro. Porém, a necessidade de mudar vem quando ela descobre que a própria filha se envergonha dela e por isso não vai convidá-la para seu casamento. Então ela vai da França para a Bélgica disposta a encarar um trabalho, cujo ambiente frio e competitivo em nada combina com o seu desprendimento.
A entrada é franca.
- 0 medalha