Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

29 Julho 2015 | Fábio Gomes

Festival Varilux de Cinema Francês leva 110 mil espectadores aos cinemas

Número foi 13% maior em relação a edição do ano passado

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Festival Varilux de Cinema Francês levou mais de 110 mil pessoas a sua edição de 2015, um número 13% maior em relação ao ano passado. O Rio de Janeiro foi a cidade com maior número de público – quase 18 mil - , seguida por São Paulo (12 mil) e Recife (7,7 mil).



Samba, foi o longa mais procurado pelo público, com mais de 15 mil espectadores. Que Mal Eu Fiz a Deus? ficou na segunda posição com 13 mil espectadores, e De Cabeça Erguida, de Emmanuelle Bercot, foi o terceiro mais visto, com mais de oito mil espectadores.

Com produção da Bonfilm, o evento contou com a exibição de 16 filmes franceses, 15 deles inéditos no Brasil e o clássico O Homem do Rio. Além disso, o festival realizou também atividades paralelas, como a quarta edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, sessões populares distribuídas por diferentes espaços alternativos do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte e de Recife, Masterclasses de direção com Anne Fontaine com entrada franca e ação educativa que levou exibições gratuitas para escolares em mais de 15 cidades.

Segundo o diretor da Bonfilm e do festival, Christian Boudier, o Varilux já se tornou um dos principais eventos de cinema do País. “O festival é um dos mais aguardados pelo público brasileiro, além de ser um dos mais eficientes para promover a cultura e a imagem da França no Brasil”.

Compartilhe:

  • 3 medalha