Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tecnologia

06 Outubro 2015 | Natalí Alencar

Dolby Atmos participa da primeira transmissão ao vivo de um show em 4K

Tecnologia de áudio foi testada durante o Rock In Rio

Compartilhe:

(Foto: Rock in Rio 2015)

A primeira transmissão experimental ao vivo em 4K (ultra HD) com Dolby Atmos foi realizada pela Globosat, no canal Multishow, durante o Rock In Rio.

Publicidade fechar X

O Dolby Atmos é uma tecnologia de som desenvolvida pela Dolby Laboratories com o objetivo de levar o usuário a uma experiência imersiva.

Segundo a empresa, apesar da tecnologia ter sido adotada inicialmente no cinema, pode ser utilizada em ambiente doméstico para qualquer tipo de conteúdo que o telespectador possa se beneficiar de uma experiência imersiva, como por exemplo shows, esportes, documentários, filmes e séries.

A Globosat levou uma equipe de engenheiros à Cidade do Rock, que realizou um primeiro tratamento do som que foi enviado por fibra ótica em 128 canais até um estúdio de som onde foi realizada a mixagem final. Este estúdio foi desenhado e montado especialmente para este evento, visto que possuía 10 caixas acústicas profissionais (ao invés de seis de um estúdio convencional) e um console de mixagem preparada para áudio imersivo.

Os sinais em 4K e Dolby Atmos foram transmitidos via rede de TV a cabo até equipamentos de testes na central da Globosat, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para um decodificador (set top box) 4K e um home theater comercial com a tecnologia Dolby Atmos. Este home theater possui um sistema de áudio 5.1.4 (5.1 tradicional mais quatro alto falantes direcionados ao teto) que proporciona aos usuários a sensação de estar no meio do show.

Carlos Watanabe, diretor regional da Dolby Laboratories América Latina, informa que “este foi o primeiro teste do gênero no mundo, de um sinal ao vivo 4K com Dolby Atmos. Mais um exemplo de que a engenharia de televisão do Brasil não deve nada aos pares em países mais avançados. Temos todo o interesse em continuar esta parceria com a Globosat”.

Compartilhe:

  • 0 medalha