Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

22 Dezembro 2015 | Natalí Alencar

Abraccine elege “Que Horas ela Volta?” como melhor longa-metragem brasileiro

Premiação da Associação de Críticos de Cinema está em sua 5ª edição

Compartilhe:

(Foto: Pandora Filmes)

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Abraccine, anunciou ontem (21/12) os ganhadores de seu quinto prêmio anual, relativo aos Melhores Filmes de 2015.



Como melhor longa-metragem brasileiro foi anunciado Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, que acumula prêmios e participações em diversos festivais. Em agosto de 2014 participou do Festival Internacional de Cinema de Locarno na seleção “Carte Blanche”. Em Sundance participou da seleção World Competition e as atrizes Regina Casé e Camila Márdila dividiram o prêmio especial do júri de melhor atriz. No Festival de Berlim ganhou o prêmio de melhor filme da Mostra Panorama com um total de 31.200 votos do público, além do prêmio CICAE Art Cinema concedido pela “International Confederation of Art House Cinema”, júri independente do festival.

Em 2014 o vencedor da mesma categoria na premiação da entidade foi O Lobo Atrás da Porta.

Adeus à Linguagem, de Jean-Luc Godard foi o vencedor na categoria de melhor longa-metragem estrangeiro deste ano e o prêmio de melhor curta ficou com Quintal, de André Novais.

Na categoria longa-metragem (brasileiro e estrangeiro) concorreram 419 filmes que foram lançados em circuito comercial no Brasil entre 18 de dezembro de 2014 e 10 de dezembro de 2015. Já na categoria Curta-Metragem concorreram somente filmes brasileiros exibidos durante o ano de 2015 em mostras, festivais e demais eventos cinematográficos.

O presidente da Associação, Paulo Henrique Silva, afirma que “pelo fato de a Abraccine reunir os críticos de diversos veículos, em vários estados, a premiação passa a ser uma importante síntese do pensamento crítico sobre o ano que passou”.

Compartilhe:

  • 0 medalha