Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Microcinema

10 Fevereiro 2016 | Verônica Domingues

China realiza evento para debater o microcinema

Pela primeira vez, tendência criada em 2010 ganha uma conferência específica

Compartilhe:

Decoração para microcinema (Foto: Icswb.com)

A cidade de Changsa, capital da província de Hunan, foi palco do “2016 China Micro Cinema / K Theatre Industry Summit”, primeiro evento para debater os rumos do microcinema no país. De acordo com dados do Celluloid Junkie, mais de 400 líderes da indústria cinematográfica marcaram presença.

Publicidade fechar X

Existente pelo menos desde 2010, esse tipo de sala oferece uma série de vantagens, como baixo custo e o fato das empresas terem mais controle sobre os títulos exibidos. Em contrapartida, para o consumidor final, o custo é mais elevado: enquanto ele paga entre US$1.50 e US$ $3.00 em um cinema comum, a sessão no microcinema custa entre US$30 e US$ 45.

Em dois dias de conferência, muitos tópicos foram discutidos. Um dos problemas apontados foi a falta de adequação desses espaços às normas de segurança contra incêndio, higiene e alimentação. Para Zhao Jian, da 1905.com Entertainment Group, se a qualidade desses cinemas não melhorar, eles podem deixar de ser uma boa opção de lazer em dois anos.

Por outro lado, pontos positivos também foram debatidos. Como a China não tem tradição de cinema de arte e independente, os microcinemas acabam suprindo essa demanda. O público, por exemplo, pôde recorrer a essas salas para assistir os episódios I a VI de Star Wars. Além disso, cada uma dessas salas pode ter uma decoração temática, como piratas ou flores. Está entre os projetos desses empresários investir mais em conteúdo streaming.

O evento também possibilitou que algumas empresas oferecessem novas tecnologias para os donos dos microcinemas, como sistemas de som, caixas de som, cadeiras 4D e projetores.

Atualmente, estima-se que existam mais de 1000 microcinemas na China, cada qual com diversas salas.

Segundo Chen Xiaoxiao, editor da Chinese Video Network, muitos estão interessados em investir nos cinemas privados, de maneira que o potencial de mercado está na faixa de US$ 1,2 e US$ 1,5 bilhão.

Compartilhe:

  • 0 medalha