Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Crime

23 Março 2016 | Vanessa Vieira

Mercado de cinema mexicano perde US$ 340 milhões para pirataria em 2015

Procuradoria e MPA do México se unem para tentar inibir crime no país

Compartilhe:

(Foto: Alluremedia)

A Motion Picture Association México – MPA-México divulgou parceria firmada com a Procuradoria Geral da República do país, que resultará na utilização de legenda durante sessão alertando que a reprodução não autorizada de conteúdo em cartaz nos cinemas é um crime, que poderá ser punido com até 10 anos de cadeia.

Publicidade fechar X

A entidade também divulgou que, apenas em 2015, identificou e reportou ao menos dez casos de camcording – ato de se filmar a tela do cinema ilegalmente. O prejuízo de todo o mercado mexicano de cinema segundo a MPA-México chegou a US$ 340 milhões. Isso porque em cada dez filmes comercializados, oito chegaram aos meios ilegais de venda.

Para a Câmara Nacional de la Indústria Cinematográfica – Canacine, a pirataria digital seria o maior inimigo atual do mercado de cinema do México isso porque, por diversas vezes, filmes que nem tinham estreado nas salas de exibição já estavam disponíveis online. A distribuidora Lemon Films chegou até mesmo a ter dificuldades em lançar um título por conta de sua pirataria digital antes mesmo da estreia.

Aparentemente, o país estaria enfrentando uma dificuldade similar encontrada no Brasil que é a de conseguir identificar, provar o crime e punir corretamente o camcorder. Além disso, em ambos os países os exibidores lidam com o desafio de ajudar a inibir a atividade.

Compartilhe:

  • 0 medalha