Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cultura

06 Maio 2016 | Vanessa Vieira

Próxima edição do SlowMovie terá sessão de cinema e exposição em SP

Idealizadora do encontro fala ao Portal Exibidor sobre evento deste sábado (07)

Compartilhe:

(Foto: SlowMovie)

A cidade de São Paulo (SP) receberá neste sábado, 7 de maio, mais uma edição do SlowMovie, evento gratuito e ao ar livre que tem como proposta ser um momento para os paulistanos “desacelarem” enquanto aproveitam atividades culturais como cinema e shows de música. Mais uma vez o encontro será realizado no jardim suspenso do Centro Cultural de São Paulo.

Publicidade fechar X

O SlowMovie conta com apoio do Ministério da Cultura, patrocínio da Ticket e faz parte da comemoração dos 10 anos da Semana Ticket de Cultura.

Em entrevista ao Portal Exibidor, Tatiana Weberman, idealizadora do SlowMovie, contou que a ideia para o evento surgiu em 2010 durante um curso em Barcelona, Espanha, sobre pesquisa de tendências. Durante o curso, Tatiana conheceu melhor o conceito de “slow” ou desaceleração. “E daí veio a vontade de trazer isso para São Paulo porque esse conceito é muito adequado a grandes metrópoles, ao estresse do dia a dia e à correria dessas cidades. E ainda em São Paulo não havia esse movimento de ocupação do espaço público, ficou forte mesmo no início de 2013”, comentou.

A produtora cultural decidiu criar uma experiência de desaceleração para amigos e, em maio de 2011, foi realizado o primeiro SlowMovie. Na ocasião, 150 pessoas foram convidadas, mas 850 apareceram na Praça Pôr do Sol para assistir a um show de música e uma exibição de E.T. – O Extraterrestre. Para Tatiana, essa primeira experiência foi fundamental para perceber a demanda do público paulistano por encontros assim.

Atualmente, o evento é realizado duas vezes por ano, uma em cada semestre, sempre na cidade de São Paulo. Mas, em 2015, o SlowMovie teve uma edição em Belo Horizonte (MG), onde reuniu cerca de mil pessoas em 5 de setembro. No ano passado, a capital paulista só teve uma edição do evento, pelo qual passaram 2.400 pessoas. O encontro do segundo semestre precisou ser adiado devido às más condições do tempo.

Neste ano, somente as duas tradicionais edições em São Paulo foram confirmadas, sendo que o SlowMovie deste sábado (07) terá também atividades inéditas como a exposição fotográfica “Moradores de Rua e seus Cães” e o Mini Market SlowMovie, que será um local para venda de itens como disco de vinil, objetos sustentáveis e acessórios. Os shows desta edição serão da banda The Dollar Bills e da cantora Marina de La Riva que, segundo Tatiana Weberman, é muito aguardada porque Marina interpretará canções de Dorival Caymmi.

O filme que será exibido é Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen. Todos os longas que passam no SlowMovie são escolhidos pelo público por meio de enquete na página oficial do evento no Facebook. Após a escolha do filme, a organização do encontro paga normalmente pelo direito de exibi-lo.

No entanto, para que o evento deste sábado aconteça, é preciso que o tempo continue firme. “Se São Pedro ajudar, vai ser uma tarde linda”, brinca Tatiana.

Compartilhe:

  • 0 medalha