Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tendência

18 Maio 2016 | Verônica Domingues

Novas plataformas de VOD são anunciadas na China e na França

Serviços foram divulgados ainda nesse primeiro semestre

Compartilhe:

(Foto: Enter)

A primeira foi anunciada durante o Festival de Cannes 2016: o cineasta Jia Zhangke lançará o serviço Jia Screen, voltado ao compartilhamento de curtas de arte do mundo todo.

Publicidade fechar X

Em entrevista para o The Hollywood Reporter, Zhangke disse que o seu objetivo é criar uma espécie de “Nações Unidas” para os realizadores. Segundo ele, a internet chinesa é muito interessante, pois está lotada de fóruns nos quais as pessoas debatem apaixonadamente sobre filmes, servindo como um bom feedback aos cineastas.

A gigante asiática do VOD, iQiyi, também aproveitou para lançar um braço de vendas internacional, recheado de produções chinesas. Bryce Tsao, diretor de vendas internacionais, explicou que a empresa investe em dois tipos de obras: os filmes web produzidos pela iQiyi Motion Pictures, que geram ganhos em direitos autorais ao redor do mundo, e os realizados por outras produtoras, que obedecem às leis internacionais de direitos de VOD.

A última novidade é o Nowave, um serviço de streaming que será lançado na França e no Reino Unido em junho. A ideia é oferecer uma curadoria refinada, com filmes raros, que provavelmente só foram exibidos em festivais e não entraram em circuito comercial.

Sua fundadora, Bérengère Dastarac-Waked, quer disponibilizar a plataforma em 140 países e, como diferencial, investir em um conteúdo especial produzido por grandes nomes do mundo das artes. Jornalistas, artistas e chefs, por exemplo, escreveriam sobre os longas que os inspiram. A ideia já conquistou outros parceiros, como o fundador do ekito, Benjamin Böhle-Roitelet; o produtor Daniel Ziskind; a crítica Anne-Laure Bell e a produtora Marianne Lère.

Compartilhe:

  • 0 medalha