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24 Novembro 2017 | Fernanda Mendes e Natalí Alencar, de Búzios

Reestruturação da AExib, novidades da Ancine e outras produções em destaque

Último dia do Show Búzios tem apresentações de cinco distribuidoras

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Integrantes da AExib (Foto: Portal Exibidor)

Hoje (24) se encerrou a 16ª edição do Show Búzios, evento que reúne os principais players do mercado de cinema e conta com apresentações das distribuidoras.

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Pela manhã, a ANCINE e o Ministro da Cultura se reuniram com os exibidores presentes para um café. Aliás, nesta semana uma notícia animou o setor de exibição: a renovação do prazo do RECINE – Regime Fiscal de Tributação de Exibição Cinematográfica.

O último dia do evento contou com programação somente na parte da manhã. A primeira apresentação foi da Downtown, seguida pela Universal, RioFilme, Sony e Paramount.

Reestruturação da AExib

Uma das novidades dessa edição do Show Búzios é a reestruturação da AExib, Associação dos Exibidores de pequeno e médio porte, já formulada antes porém sem um trabalho efetivo junto ao mercado.

Agora, a entidade conta com estatuto e novo corpo diretivo formado por: Marco Alexandre (presidente, Circuito Cinemas), Mariá Marins (secretária, Cine Lumine) e tendo no conselho deliberativo Gilberto Leal (Cinemaxxi), além de outros membros do mercado exibidor. Os papéis foram assinados durante o evento.

A ideia da entidade é atuar em prol da negociação de serviços e produtos para o exibidor de pequeno e médio porte, agregando esses empresários e pleiteando assim melhores condições para novas aquisições e atualizações no parque exibidor.

Downtown e Paris valorizam união do mercado

Após a homenagem à Jaime Tavares, que faleceu recentemente, a apresentação da Downtown e Paris Filmes abriu a manhã do evento agradecendo a todas as distribuidoras e reforçando o desejo de crescer em conjunto com o mercado. “Estamos felizes que as empresas estrangeiras também estão voltadas para o cinema nacional. Não é bom nem para nós e nem para o governo termos 70% do market share do cinema brasileiro. Que outras produções sejam bem-vindas e que o mercado possa crescer e dividir essa responsabilidade com a gente”, afirmou Marcio Fraccaroli, diretor da Paris Filmes.

Para 2018, serão 25 produções entre comédias, ação e biografia. “Ano que vem será de recordes para nós e para o cinema nacional”, reforçou Bruno Wainer, diretor da Downtown. As companhias já investem na divulgação de Fala Sério, Mãe!, que estreia em 28 de dezembro. Fraccaroli aposta que a produção tenha um sucesso semelhante de Minha Mãe É Uma Peça 2, que estreou no mesmo período no ano passado e fez R$ 117 milhões. Em seguida os destaques são Gaby Estrella (18/01), Os Farofeiros (01/02).

Ainda, a apresentação contou com materiais exclusivos de Nada A Perder (03/05), cinebiografia de Edir Macedo. “Agradecemos a toda equipe, parceiros e empresas estrangeiras que vem apoiando o projeto”, afirmou Fraccaroli. Outros materiais também foram apresentados como de Uma Quase Dupla (01/03), Amor dá Trabalho (15/03) e Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral (10/05).

Universal comemora recordes de 2017

A distribuidora que lidera o market share neste ano tem muitos motivos para comemorar. Marcos Oliveira, diretor geral, agradeceu o apoio dos exibidores para que a empresa alcançasse o seu ano recorde de bilheteria no Brasil. “Vamos continuar investindo para termos um ano excepcional em 2018 e ser um player importante no mercado”, disse.

Mauricio Duran, representante da Universal na América Latina, também reforçou o espaço cada vez maior que o País está tomando no mercado mundial. “Isso foi possível por termos uma equipe sólida e comprometida, além de apostar nos conteúdos”, contou.

Dentre os títulos que impulsionaram o ano da companhia estão Velozes & Furiosos 8 (com a maior abertura de 2017), Meu Malvado Favorito 3 (com maior bilheteria de animação), Cinquenta Tons Mais Escuros (franquia acumula público de 11 milhões), e A Múmia (bilheteria brasileira ficou em 4º lugar no mundo).

Para 2018, os grandes títulos ficam por conta de Cinquenta Tons de Liberdade (08/02), Jurassic Park: Reino Ameaçado (21/06), que terá ações na CCPX e deve ser o maior lançamento da distribuidora, e Mortal Engines (13/12). Dentre as produções médias que podem surpreender estão Círculo de Fogo: A Revolta (22/03), Mamma Mia: Lá Vamos Nós De Novo (19/07), Skyscraper (12/07), Halloween (18/10) e Maria Madalena (22/03).

O lineup também conta com O Destino de Uma Nação (11/01), com fortes chances de indicação ao Oscar, The Post – A Guerra Secreta (01/02) e First Man (11/10).

RioFilme de volta à distribuição

Com 25 anos de atuação, a RioFilme comemora a sua volta ao mercado de distribuição com o lema da inclusão, diversidade e transparência. “Queremos fazer as melhores práticas, entre elas o trabalho de coprodução e a distribuição. Será um trabalho full”, explicou Marco Aurélio Marcondes, presidente da organização pública.

A companhia prepara o lançamento de Encantados, uma produção baseada na história da Ilha de Marajó, que terá lançamento primeiro no Pará, com pré-estreias na cidade de Belém em 6 de dezembro, e nas demais praças (cerca de 180 salas) entre 28 de março e 5 de abril.

Outra aposta é Peixonauta – O Filme (25/01), longa inspirado em sucesso da televisão e que pretende levar as famílias aos cinemas. Aliás, durante a apresentação, o público foi agraciado com o sorteio de uma viagem com acompanhante para a pré-estreia de Encantados em Belém, além do sorteio de uma mochila com o tema do filme infantil.

Sony aposta em participação na CCXP

Claudine Bayma, diretora de marketing, iniciou a apresentação agradecendo o apoio dos exibidores. “Foi um ano espetacular”, reforçou. Seguindo sua tendência dos últimos anos, os próximos lançamentos da distribuidora contam com grande investimento em campanhas digitais. Para A Estrela de Belém (30/11) três influencers digitais estão na frente da divulgação.

Já em Jumanji: Bem-Vindo à Selva (04/01), a campanha será parecida com a de Homem-Aranha: De Volta Ao Lar. Com grande fluxo de divulgação em mídia impressa, TV aberta, mídia exterior e, claro, redes sociais, incluindo vídeo no canal do youtuber Júlio Cocielo. O trailer da produção já contabiliza 16 milhões de visualizações no Facebook.

Para a CCXP 2017, a companhia promete uma participação épica, com o maior investimento de todos os anos no evento. Segundo Claudine, toda a estrutura do estande está sendo desenvolvida em Los Angeles. Além disso, trarão figuras de três filmes (incluindo Jumanji).

Outros destaques do lineup são Sobrenatural: A Última Chave (18/01), Me Chame Pelo Seu Nome (18/01), Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas (12/07), Pedro Coelho (15/02) e Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas (14/12/2017).

Paramount foca no mercado internacional

Agradecendo o apoio do mercado exibidor para os resultados da companhia, Cesar Silva, VP & diretor geral do estúdio, falou sobre as mudanças que a Paramount vem passando para atender cada vez melhor o mercado internacional. Além das novas contratações, a companhia também fechou parcerias de produção com a Hasbro e anunciou a criação da primeira sala de realidade virtual.

No lineup destaque para As Aventuras de Tadeo 2: O Segredo do Rei Midas (21/12), Pequena Grande Vida (18/01), Sherlock Gnomes e o Mistério do Jardim (29/03). Dentre as produções que ainda não tem data confirmada está o lançamento em 3D de Missão Impossível 6, um spin off do personagem Bumbeblee de Transformers, além do sétimo capítulo da franquia para 2019.

Encontro com o ministro e a ANCINE

Em Búzios, o ministro da cultura Sérgio Sá Leitão e o diretor da ANCINE, Christian de Castro Oliveira se reuniram com os exibidores para reforçar a intenção de aproximar o diálogo com o mercado exibidor e propor uma gestão mais produtiva. Ambos são profissionais vindos do próprio mercado e por isso se disponibilizaram ao diálogo mais próximo.

Dentre os objetivos do ministério citados estão: reduzir a carência de investimentos em infraestrutura, gerir as sobras dos recursos do FSA e recuperar capital não utilizado.

Foram abordados ainda aspectos sobre o Codecine, que agora avalia o que será feito em relação ao VOD, a renovação das linhas do FSA e a gestão dos acertos feitos com a Lei Rouanet.

Dos recursos fomentados pela ANCINE, 89% é destinado a produção, 7% a distribuição e 4% a exibição. A ideia é equilibra mais esse percentual. Foram fomentados 160 conteúdos e boa parte disso, segundo ministro, não tinha potencial.

Há ainda a intenção em abrir uma secretaria antipirataria dentro da ANCINE e reduzir quase que pela metade a quantidade de IN (Instrução Normativa).

Essa aproximação também consiste em solucionar parte dos diversos processos legais de entidades e empresas contra a ANCINE. A ideia é entender e tratar melhor cada situação.

Confira a cobertura do primeiro dia do evento.

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