Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Prêmio ED

12 Dezembro 2013 |

Prêmio ED 2013: Kinoplex, Cinépolis e Disney são destaques desta edição

Evento reuniu os principais profissionais do mercado. Veja os vencedores da 6ª edição

Compartilhe:

(Foto: )

A 6ª edição do Prêmio ED foi realizada nesta quinta-feira (12), em São Paulo (SP), no Hotel Caesar Park, na Vila Olímpia, e premiou os destaques da Exibição e Distribuição de 2013. 

Publicidade fechar X

Eli Jorge Lins de Lima, presidente do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo (SEECESP) e da Centerplex Cinemas, abriu o Prêmio ED 2013 com uma homenagem à Paris Filmes/Downtown e à rede Cinemark, dando aos representantes das empresas uma placa.Uma em comemoração aos 15 milhões de ingressos vendidos em 2013 no mercado nacional (Paris Filmes/Downtown) e outra pela marca de 500 salas inauguradas no ano (Cinemark).

Então, o primeiro prêmio da noite foi anunciado: Destaque Equipe de Programação. O Espaço Itaú de Cinema conquistou o prêmio pelo segundo ano consecutivo e levou a equipe inteira ao palco para receber o troféu. 

O equilíbrio marcou a área de exibição. Cinemark, Cinesystem e Moviecom receberam um prêmio cada, enquanto a Kinoplex e a Cinépolis receberam dois. 

Logo em seguida, foi a vez das homenagens. O primeiro foi Gilson Cataldo, da Paramount, que levou o Troféu Alexandre Adamiu pelos 50 anos de empresa. ”Agradeço a todos os presentes. Fiquei emocionado com essa homenagem e desejo que todos tenham sucesso”, agradeceu. 

Em seguida, subiu ao palco Elda Coltro, presidente do Grupo Playarte, para receber o Troféu Francisco Campos. Visivelmente emocionada, ela não conteve as lágrimas. “São essas coisas que fazem com que a gente sinta a responsabilidade e alegria de ter feito um bom trabalho. Obrigada a todos”, afirmou. 

O último homenageado da tarde foi Roberto Santucci, diretor de sucessos como De Pernas Para o Ar 1 e 2Até que a Sorte Nos Separe, com o Prêmio Profissional do Cinema Nacional. Em seu discurso, ele mostrou felicidade em conhecer os parceiros de profissão. “Queria agradecer pelo prêmio e pela oportunidade de conhecer os distribuidores e exibidores. Vejo o cinema como entretenimento, o que está muito ligado com o que vocês fazem. Minha missão é fazer filmes que atraiam pessoas”, afirmou. 

Manoel Rangel, diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) desde 2006, receberia a homenagem especial, mas por conta de um compromisso em Cuba, não pôde comparecer ao evento. 

Na área de Distribuição, a Disney foi o grande destaque. Foram quatro prêmios: Destaque Profissional de Programação (para Walter Caretta), Destaque Equipe de Vendas, Destaque Equipe de Marketing e Destaque Empresa de Distribuição. 

A Warner Bros. conquistou dois prêmios: Profissional de Marketing (para Denise Novais) e Destaque Campanha de Lançamento em até 199 Salas para o filme O Grande Gatsby. A Paris Filmes venceu com Campanha de Lançamento em 200 ou mais Salas com A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 e a Downtown foi a mais votada com a Surpresa do Ano, para Cine Holliúdy.

A festa foi encerrada com um coquetel especial. 

Confira as fotos do evento na galeria do Portal Exibidor.

Veja a lista detalhada de vencedores e homenageados:

Categoria Exibição

Destaque Cinema Inaugurado em Capital e Região Metropolitana

Cinemark Riomar Recife (Recife-PE)

Destaque Cinema Inaugurado no Interior

Cinesystem Imperatriz (Imperatriz-MA) e Cinépolis Jundiaí Shopping (Jundiaí-SP)

Destaque Profissional de Programação 

Flávio Carvalho (Kinoplex)

Destaque Equipe de Programação 

Espaço Itaú de Cinema

Destaque Profissional de Marketing

Gustavo Ballarin (Moviecom)

Destaque Equipe de Marketing 

Kinoplex

Destaque Grupo Exibidor

Cinépolis

Categoria Distribuição

Destaque Campanha de Lançamento em até 199 Salas 

O Grande Gatsby (Warner Bros.)

Destaque Campanha de Lançamento em 200 ou mais Salas

A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2 (Paris Filmes)

Destaque Surpresa do Ano 

Cine Holliúdy (Downtown Filmes)

Destaque Profissional de Programação

Walter Caretta (Walt Disney Studios)

Destaque Equipe de Vendas 

Walt Disney Studios

Profissional de Marketing

Denise Novais (Warner Bros.)

Destaque Equipe de Marketing

Walt Disney Studios

Destaque Empresa de Distribuição

Walt Disney Studios

Homenagens

Profissional do Cinema Nacional - Direção

Roberto Santucci

Troféu Alexandre Adamiu

Gilson Cataldo (Paramount)

Troféu Francisco Campos

Elda Coltro (PlayArte)

Homenagem Especial 

Manoel Rangel (ANCINE)

Compartilhe:

  • 2 medalha