Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Debate

26 Junho 2018 | Natalí Alencar

H2O lança "Berenice Procura", um tributo à aceitação necessária de transgêneros

Longa teve pré-estreia seguida de debate no Rio

Compartilhe:

(Foto: H2O)

Com distribuição da H2O Films, Berenice Procura chega às telonas em 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT.



Produzido por Elisa Tolomelli, da EH! Filmes, e coprodução do Canal Brasil, o suspense, baseado no romance homônimo de Luiz Alfredo Garcia-Roza e dirigido por Allan Fiterman, conta a história de Berenice, uma mulher de 35 anos extremamente dedicada ao seu trabalho de taxista no Rio de Janeiro. Consumida pela profissão, ela precisa dividir o pouco tempo que lhe resta entre a criação do filho, Thiago - um adolescente descobrindo sua sexualidade - e sua conturbada relação com o marido Domingos - de 45 anos - que trabalha como repórter policial. As marcas do relacionamento desgastado, arruinado pelos rompantes violentos do seu parceiro, apagaram sua feminilidade e a levaram a um grande vazio existencial. O assassinato de Isabelle, uma linda transgênero encontrada morta na praia de Copacabana, acende seu lado investigativo e transforma sua vida.

Para promover o longa, a distribuidora realizou uma sessão de pré-estreia paga na última semana (20/06) no Estação Net Botafogo com presença do elenco e equipe de produção com debate ao final da exibição.

"Eu acredito que a gente acabou levando para a tela, para além da trama de suspense, um alerta e até mesmo um tributo para toda e qualquer pessoa que tenha sido marginalizada e oprimida por seu gênero, orientação sexual ou sua liberdade de expressão", comentou Flávia Guimarães, roteirista do filme.

“Por meio da relação disfuncional de uma família e amores marginais, contamos a história do assassinato de uma transgênero. Mas o que me motiva no filme não é a história de quem matou, mas sim a inclusão e aceitação necessária de transgêneros - não só no filme, mas na sociedade! Vamos celebrar as diferenças!”, reforçou o diretor Allan Fiterman.

O filme tem a estreia da modelo trans Valentina Sampaio no cinema, além de grande elenco formado por Claudia Abreu, Eduardo Moscovis, Vera Holtz, Emilio Dantas, Caio Manhente, Guta Ruiz e Carol Marra.

“A Berenice começa árida, em um deserto emocional, na solidão de um táxi. Solidão de estar distante da família, de falar com o marido e o filho por meio de ‘post it’. Por meio da amizade do filho com uma transgênero, que é assassinada, acaba por perceber que está vivendo uma mentira em sua vida. A partir daí, ela começa a procurar onde está a sua verdade. E isso é muito bacana!”, revelou Cláudia Abreu, sobre seu personagem no filme.

Berenice Procura participou de diversos festivais, entre eles, o Festival do Rio 2017 (outubro), 41ª Mostra Internacional de São Paulo (outubro), 25º. Festival Mix Brasil (novembro), 20ª. Festival de Cinema Brasileiro de Paris (abril), 34º. Chicago Latino Film Festival (abril); 9ª. Edição do Festival de Cinema Cidade do Luxemburgo e Festival Internacional de Cinema Brasileiro – Milão 2018.

Compartilhe:

  • 0 medalha