Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

18 Janeiro 2019 | Thais Lemos

Abraccine elege os melhores filmes de 2018

Essa é a primeira edição que o prêmio considera filmes de streaming

Compartilhe:

Imagem do filme "Roma" (Foto: Vitrine)

A Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) divulgou ontem (17) a lista de melhores filmes de 2018. Na oitava edição do Prêmio Abraccine, as categorias de produção nacional, no formato de curta e longa-metragem, e produção estrangeira foram contempladas.

Publicidade fechar X

Nesta edição, pela primeira vez, os filmes lançados em TV por assinatura e em streaming foram considerados. No caso dos curtas-metragens, foram considerados aqueles exibidos em mostras, festivais e outros eventos.

O longa Arábia (Embaúba) conquistou o prêmio de melhor filme brasileiro, enquanto Roma (Vitrine), que vem causando polêmicas por ser um filme lançado na Netflix e ganhar frente em grandes festivais e premiações pelo mundo, ganhou como melhor filme estrangeiro. Como melhor curta-metragem brasileiro, Guaxuma foi o vencedor.

Paulo Henrique Silva, presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, falou sobre o desafio de incluir filmes de streaming nas votações. “Uma questão permanentemente adiada, ela se tornou incontornável com o lançamento de filmes de excelente qualidade nas plataformas digitais, como comprova a vitória de Roma entre os longas estrangeiros”, afirmou em comunicado oficial. “Este é um momento que assinala a aceitação inconteste desta mídia mais recente como uma janela tão importante quanto a do cinema, tornando-se, devido à nova configuração do mercado, um valoroso reduto para os filmes de arte”, completou.

Compartilhe:

  • 0 medalha