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19 Fevereiro 2019 | Renata Vomero

Amazon se fortalece frente ao mercado distribuidor e de streaming

Com nova diretora, Amazon Prime Video recria seu modelo de negócio para alcançar diversos públicos

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(Foto: Hollywood Reporter/Frederick M. Brown/Getty Images)

O Festival de Sundance de 2019, que aconteceu entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro, trouxe diversas produções que entraram no radar dos distribuidores ao redor do mundo. No entanto, uma movimentação específica acionou os alarmes entre os profissionais do mercado presentes no festival: a Amazon gastou US$41 milhões na aquisição de quatro grandes roteiros de filmes, Late Night, The Report, Brittany Runs a Marathon e Honey Boy.

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A nova diretora da Amazon Studios, Jennifer Salke revelou em um painel executivo na Associação dos Críticos de TV, que essas produções devem chegar ao streaming da Amazon, o Amazon Prime Video, antes do que o público espera, já que a janela de exibição deve ser encurtada.  Para a Variety, Salke comentou: “Nós poderíamos ter voltado dizendo que compramos apenas um filme. Cada um dos títulos adquiridos nos impactou de uma maneira diferente, e nós estamos em uma nova era de produção de cinema com pessoas que querem uma grande experiência no cinemas, mas, ao mesmo tempo, fazer uma barulhenta transição para o nosso serviço”.

Nesta semana, a diretora, que assumiu o cargo há 12 meses, divulgou sua estratégia com relação ao lançamento de filmes e sua distribuição. Segundo a executiva, a Amazon tem a intenção de lançar 30 filmes por ano. A ideia é que essas produções sejam diversificadas, sendo em parte grandes blockbusters, parte filmes de arte e filmes menores independentes. A partir de tais lançamentos a empresa deve avaliar individualmente quais deles devem ser lançados direto no serviço de streaming ou quais ainda vão chegar nas telas de cinema, variando também a janela entre sua exibição e a entrada no Amazon Prime Video. As definições estratégicas de cada produção vão depender do público do filme e também da aposta da empresa quanto a possibilidade da produção ter apelo para competir nos grandes festivais e premiações.  Até então a Amazon sempre lançou seus filmes primeiro nos cinemas, mesmo que por um curto período, para depois adicioná-los ao seu serviço.

A nova estratégia da companhia mostra que a Amazon está focada em se fortalecer, tanto com suas produções, que tornam-se mais robustas em 2019, aumentando a expectativa de público para os filmes no ano, mas principalmente para estabilizar-se com o serviço de streaming em um ano em que a concorrência entra com grande peso no mercado. Sobre o mercado, Salke comentou em entrevista à Variety: “Nós não estamos totalmente focados nos concorrentes. Eu sei como que é para essas gigantes empresas para evoluírem e criarem novos produtos. Consigo imaginar, e acho que estou correta, quanto tempo vai demorar para essas novidades surgirem e entrarem em atividade. Eu não sento e fico me preocupando. Se algo surgir, nós gostarmos e soubermos que a Netflix quer isso, nós vamos atrás.”  As informações são da Variety e do Hollywood Reporter.

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