22 Abril 2019 | Fernanda Mendes
Presidente de Cannes acredita que no futuro janelas de exibição serão mais flexíveis
Organização do evento defendeu a posição de não abrir a competição para filmes da Netflix
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A briga entre o mercado tradicional de exibição e a plataforma do Netflix não é algo novo na França. Após o Festival de Cannes banir a participação dos filmes da empresa no evento deste ano, o diretor responsável pela organização Thierry Frémaux e o presidente Pierre Lescure, deram uma declaração bem esperançosa para aqueles que defende uma maior abertura no festival.
"Teremos que ter uma situação mais flexível, com janelas que possam mudar de acordo com o orçamento e o caráter dos filmes. Tudo mudará nos próximos quatro ou cinco anos e isso será muito saudável para o mercado francês", disse Lescure.
No ano passado, a organização do evento já havia dado uma esperança para a edição de 2019 que poderia haver a entrada de filmes vindos do streaming, mas, isso não ocorrerá ainda este ano. "Eles ainda não estarão lá. A Netflix tem não só um negócio, mas também um modelo de políticas. Conversamos com eles, mas a regra de Cannes é que os filmes devem ser lançados nos cinemas na França", disse o diretor responsável Frémaux, lembrando ainda que grandes diretores cinematográficos como Steven Spielberg e Jean-Luc Godard apoiam o festival e, isso, é um fator de peso para a decisão de deixar de lado os filmes da Netflix.
Histórico
Ano passado, uma das polêmicas envolvendo o festival foi a proibição da entrada de Roma, da Netflix. No entanto, o longo dirigido por Alfonso Cuarón foi exibido no Festival de Veneza e ainda ganhou a estatueta do Oscar de Melhor Diretor.
Sobre o ocorrido, Lescure continua a defender a posição de Cannes. "Não é um simples jogo entre nós, Roma, Netflix e Veneza. Há novos players no momento. A Netflix tem um desenvolvimento espetacular, mas qual foi a última comunicação deles? Há 48 horas eles disseram: 'Não se preocupe, a Amazon e a Disney+ estão chegando, mas não haverá o mesmo conteúdo, não estamos em perigo'. O que é importante para eles é preparar a opinião de seus clientes e acionistas para a chegada de outros gigantes de mídia".
Competição
Os filmes que estão competindo neste ano já foram divulgados e há um brasileiro na lista. Confira mais informações aqui!
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