Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

08 Julho 2019 | Renata Vomero

Pela primeira vez Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontecerá em São Paulo

Oscar do cinema brasileiro será realizado na cidade em 2019 e 2020

Compartilhe:

(Foto: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro)

Há 17 anos sendo realizado no Rio de Janeiro, pela primeira vez o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontecerá em São Paulo, desta vez no Theatro Municipal, no dia 14 de agosto. A mudança é fruto de uma articulação entre a Academia Brasileira de Cinema, responsável pelo prêmio, com a Spcine, a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O evento também foi confirmado para acontecer em 2020 na capital paulistana, neste caso será realizado na Sala São Paulo. Outra novidade é que a partir de agora o prêmio será itinerante, devendo acontecer em outras cidades fora do eixo Rio-São Paulo a partir de 2021.

Publicidade fechar X

O anúncio da mudança foi anunciado na sexta-feira (05/07) pelo prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas. “É praticamente um Oscar do cinema brasileiro, queria agradecer a Academia Brasileira de Cinema pela escolha da cidade de São Paulo. É mais uma iniciativa para firmar a cidade como a capital da cultura, recebendo eventos cada vez mais que mostram a cidade”, comentou o prefeito.

No final de julho a prefeitura fará a divulgação do prêmio e principalmente convidará a população a votar para melhor filme do ano. O evento passará a integrar o Agendão, calendário cultural integrado do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, e o Programa SP Audiovisual, do Governo do Estado.

“A Academia tomou a decisão de tornar o prêmio itinerante, porque é um evento que abarca cineastas do país inteiro. O tema deste ano será o Cinema e a Música, vai ser um grande espetáculo”, explicou Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema.

Segundo Alê Youssef, secretário Municipal de Cultura de São Paulo, essa vinda do prêmio para São Paulo tem a ver com o projeto Novos Modernistas, que tem como objetivo representar o resgate da cidade com o multiculturalismo expresso da Semana de Arte de 22. “O Prêmio acontecer no Theatro Municipal é uma super expressão disso, ao lado de peças teatrais e shows musicais, que representa esse momento de São Paulo se firmar como a capital da cultura”, explicou.

“Quando a Academia nos procurou para trazer o prêmio para a cidade, nós entendemos isso como um grande elogio à São Paulo. Hoje a economia criativa é uma parcela muito significativa da economia, envolve criação de empregos, novos negócios, arrecadação de impostos. A cidade de São Paulo é carro-chefe nesse sentido, ela é responsável por 40% do faturamento da economia criativa do país, então, demorou para a cidade ter a honra de anunciar as melhores produções de audiovisual do Brasil”, afirmou Laís Bodanzky.

Seu comentário foi complementado por Bruno Covas: “A economia criativa é estratégica para a geração de emprego e renda na cidade de São Paulo, que já foi a cidade de barões do café e que industrializou o país. Hoje é vocacionada para a economia criativa, para o cinema, gastronomia, shows, para a cultura como um todo. Quanto mais eventos, mais isso movimenta a economia.”

O 18ºGrande Prêmio do Cinema Brasileiro entrega o Troféu Grande Otelo para produções e profissionais em 30 categorias. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia. Os indicados já foram revelados e Chacrinha: O Velho Guerreiro (Downtown/Paris) foi o campeão de indicações, acumulando 12 delas.

Pela primeira vez, a prêmio contará com uma categoria dedicada aos filmes latino-americanos exibidos no Brasil e outra dedicada às séries de ficção e documentais independentes exibidas na TV por assinatura e em outras plataformas digitais.

Entre os dias 18 de julho e 15 de agosto os finalistas do prêmio entrarão na programação do Circuito Spcine.

Compartilhe:

  • 0 medalha