Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Marketing

29 Julho 2019 | Renata Vomero

Universal apresenta as estratégias de divulgação de "Hobbs & Shaw"

Esta deve ser a campanha de maior impacto da distribuidora no Brasil

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Na manhã da última sexta-feira (26/07), a Universal reuniu os exibidores na Cinesystem do Shopping Morumbi Town, em São Paulo, para divulgar alguns detalhes da campanha do filme Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw, que estreia no dia 1 de agosto.

Publicidade fechar X

A produção se trata do primeiro spin-off da franquia de Velozes & Furiosos, uma das maiores da atualidade. Por conta disso, a Universal vem fazendo uma campanha bastante agressiva desde a divulgação do primeiro trailer em fevereiro. Principalmente porque o Brasil é um dos principais públicos da série: são 31 milhões de ingressos vendidos somando todos os filmes, o que gerou uma receita de mais de RS$ 400 milhões. No mundo inteiro, Velozes & Furiosos acumula renda de US$ 5,1 bilhões. “Sabemos que tradicionalmente spin-offs não vão tão bem quanto os filmes oficiais, mas nossa pesquisa de tracking mostrou que este título está com muita força, então, estamos apostando muito nele”, comentou Caio Meira, diretor de vendas da Universal.

A produção chega em boa hora, com o período de férias já encerrado, desta maneira, há mais espaço para os filmes voltados para o público mais adulto. Na semana de sua estreia, Hobbs & Shaw será o único filme nesta temática, tendo concorrência apenas duas semanas depois com o longa de Quentin Tarantino, Era Uma Vez... Em Hollywood (Sony), que entra em cartaz no dia 15 de agosto.

A Universal espera que o Brasil seja o maior mercado do filme no mundo. Para isso, está trabalhando em diversas frentes para conseguir chegar ao público por todos os meios. Em termos de Trade Marketing, o filme vem sendo bastante explorado tanto em mídias físicas, quanto digitais. Começando com o trailer do filme nos grandes lançamentos do ano nos cinemas, o filme contou com displays, cartazes e tematizações nos mais diversos espaços dos complexos. “Aproveitamos o movimento de junho e julho para levar o filme até o público. A nossa ideia era impactar os clientes da bilheteria até o banheiro”, revelou Nelson Mazzei, gerente de Trade Marketing da distribuidora.

Mazzei também contou que durante os lançamentos de grandes filmes, como Vingadores: Ultimato, Homem-Aranha: Longe de Casa e O Rei Leão divulgou o filme nas estampas das camisetas dos funcionários dos cinemas.

A novidade trazida pela Universal nesse lançamento foi a tematização das bilheterias, que teve início quando Como Treinar o Seu Dragão 3 entrou em cartaz e teve o objetivo também de impactar o público nas grandes estreias do cinema.

A distribuidora também trabalhou nas concessions, criando combos, baldes e brindes para que os cinemas pudessem comercializar. Entre as parcerias também, foi destacada a da Cinemark Mania, cartão de fidelidade da rede, que foi tematizado com imagem do longa.

Diversas outras ações foram realizadas, como vídeo promocional no Espaço Itaú de Cinemas, UCI, entre outros. “O nosso objetivo é sempre integrar nossas produções com ações ou objetos do exibidor, para que a iniciativa faça sentido para os dois”, explicou Mazzei.

Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw também está tendo uma divulgação massiva na imprensa e com ações de conteúdo em diversas mídias digitais e offline. Este é o terceiro filme da franquia totalmente trabalhado pela Universal. Segundo Juliana Ribas, diretora de marketing, são dois públicos distintos que são o alvo desta campanha: tanto os fãs antigos, que acompanharam os lançamentos desde o começo, quanto os que estão se interessando agora, que são mais jovens. Entre esses últimos, a diretora de marketing destacou o crescimento de mulheres também, fazendo com que no Brasil seja 50-50 entre meninos e meninas. “Por conta disso, dividimos nossa campanha pensando em impactar todos esses grupos, agora, incluindo ações voltadas ao público feminino”, explicou.

O mês de junho foi quando a campanha se fortaleceu, tendo entradas nas redes com a divulgação dos materiais do filme. Além disso, o canal Universal Channel divulgou diversos vídeos sobre o longa, que tem como ponto principal a rivalidade entre os personagens Luke Hobbs e Deckard Shaw, interpretados por Dwayne Johnson e Jason Statham respectivamente. O canal Telecine também trabalhou com esses vídeos e programou, pela primeira vez, uma maratona com todos os filmes da franquia. Uma parceria também foi feita com o Shopping Tucuruvi, que vai ter espaço tematizado do filme. Por ali passam mais de 4 milhões de pessoas por dia. Já Revista Quatro Rodas divulgará o filme com imagens e um anúncio de página dupla, além de trabalhar com o longa em suas redes, pensando no público fã de carros.

Outro público que deve ser impactado pelas campanhas e conteúdos são as mulheres, como já fora mencionado. Pensando nisso, a revista Claudia trouxe uma entrevista com Idris Elba, vilão do filme, na edição de julho da revista. E deve sair também matéria com ele na próxima edição da revista Veja. Inclusive, os três trailers da produção contam com um total de 34 milhões de visualizações.

Juliana explicou que boa parte da campanha foi desenvolvida em cima do contraponto entre os dois personagens que dão título ao filme. Por conta disso, as junkets para imprensa foram separadas de maneira a dividir os jornalistas em “times” para a divulgação. As entrevistas feitas com Statham foram em Londres, onde vive o personagem do ator, e as de Johnson no Havaí, também de acordo com seu personagem.  Os  veículos brasileiros que participaram dessas entrevistas foram o Jovem Nerd, Omelete, Telecine e o programa da RedeTV!, Leitura Dinâmica.

No offline, a campanha está presente em 4 canais abertos e mais de 15 pagos. E no online, a divulgação foi trabalhada tanto nas redes sociais, quanto nos principais portais da internet. Estes veículos foram selecionados pensando em seus públicos, como aqueles que gostam de jogos e games, também entre os fãs de esportes e entretenimento. Ações também foram realizadas nos aplicativos do Spotify e do Tinder, ambas pensando em engajar o público a descobrir ou escolher de que lado da rivalidade entre os protagonistas ele está.

Uma iniciativa especial foi realizada com os influenciadores Isaac do Vine, Renata Boldrini, Coxinha Nerd e Federico de Vito em que eles foram para os parques da Universal em Orlando e encararam diversos desafios, sendo separados em times: #teamhobbs e #teamshaw. Os conteúdos dessa ação estão nas redes sociais.

Na TV aberta, um merchandising será desenvolvido para o programa Jorgo Aberto da Band, em que os apresentadores comentarão sobre o filme e discutirão a questão da rivalidade entre os jogadores de futebol. O mesmo foi pensado no canal pago da Fox Sports, nos programas Fox Rádio e Fox Nitro. O canal Discovery Turbo fará divulgação na série brasileira Turbinados.

Em termos de mídia externa, os relógios digitais e estáticos contarão com publicidade do filme, nos pontos mais próximos de onde circula o público do longa, como próximo de escolas e shoppings. Os abrigos de ônibus e painéis digitais da CPTM também terão essa tematização até a semana de estreia do filme. Duas ações estão programadas em estádios de futebol, uma no Allianz Parque, no fim de semana de 27 de julho, e outra na Arena Corinthians, no dia 4 de agosto. Em ambas as ocasiões, os frequentadores serão apresentados a um material especial no telão do estádio. No Rio de Janeiro, o marketing da Universal envelopou o VLT e adesivou os ônibus da cidade com imagens promocionais de Hobbs & Shaw.

Juliana salientou que essa deve ser a maior campanha da Universal até agora, estimando que ela gere 967 milhões de impacto por meio de suas frentes estratégicas. “Acreditamos que Hobbs & Shaw deve se aproximar da força da campanha de Meu Malvado Favorito 3, que foi nosso maior até agora. Estamos sendo bastante agressivos, porque apostamos e acreditamos muito nesse lançamento”, finalizou.

O próximo filme da Universal a chegar nos cinemas será Yesterday, no dia 29 de agosto.

Compartilhe:

  • 0 medalha