Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Dados

27 Fevereiro 2014 | Redação

Pesquisa da RioFilme revela perfil de consumo dos cariocas no cinema

Produção atual não condiz com a preferência

Compartilhe:

(Foto: Divulgação / RioFilme)

Nesta quarta (26), a RioFilme realizou um debate com o resultado da pesquisa “Cinema – O que o cariocas querem ver”. Participaram do evento: Sérgio Sá Leitão (secretário municipal de cultura / RioFilme); Bruno Wainer (Downtown Filmes); Rodrigo Teixeira (RT Features), Adrien Muselet (RioFilme) e João Leiva (JLeiva Cultura & Esporte).



A pesquisa compara os gêneros de filmes preferidos dos cariocas com o perfil da produção nacional. Além disso, revela os hábitos de consumo e o cinema se destaca como principal opção. Dentre as atividades culturais realizadas fora de casa, ir ao cinema foi apontada por 68% dos entrevistados, sendo, portanto a opção de maior interesse.

Para se chegar aos dados, a pesquisa primou por identificar primeiro o perfil do carioca (faixa etária, escolaridade, classificação econômica, presença de filhos, religião, moradia). Dentro desse universo, levantou as opções de lazer que o carioca mais gosta. As atividades culturais foram apontadas por 16% dos entrevistados.

O estudo também comparou dados de bilheteria com a produção. Neste quesito teve colaboração do FilmeB. A região sudeste concentra 59% dos ingressos vendidos e o Rio de Janeiro é o que vende mais ingresso por habitante e vê mais filme nacional do que São Paulo. 46 milhões de ingressos foram vendidos no Rio, destes 38 milhões para filmes estrangeiros.

A produção nacional contrasta com a preferência do público. Dos 294 filmes nacionais, 119 (40%) eram dramas, e 100 (34%), documentários, porém, não são estes gêneros os preferidos dos cariocas. A ação e a comédia são as líderes. (veja abaixo).

A pesquisa foi feita com 1.501 pessoas, a partir de 12 anos, de todos os níveis econômicos, em todas as regiões da cidade. As entrevistas foram realizadas entre 30 de agosto e 9 de setembro de 2013.

“Vendo a reação das pessoas parece que a pesquisa cumpriu pelo menos um dos seus objetivos: estimular o debate. Em termos práticos, a pesquisa tem dois objetivos principais:   disponibilizar ar informações objetivas e racionais às produtoras e às distribuidoras sobre o que os cariocas querem ver e ajudar a fazer que as políticas públicas do RioFilme levem mais em conta os gostos e desejos da população carioca”, disse Adrien Muselet, diretor comercial da RioFilme.

Com a divulgação da pesquisa, a RioFilme espera “buscar a diversificação e o equilíbrio entre gêneros”, conforme informou ao jornal O Globo. Isso será feito com a divulgação da pesquisa e disponibilização da RioFilme em investir em outros gêneros, como a ação.

Confira aqui a íntegra da pesquisa.

Preferência dos cariocas

Aventura/Ação - 45%

Comédia - 42%

Romance - 25%

Terror - 15%

Policial - 13%

Drama - 9%

Animação - 7%

Ficcção Científica - 6%

Religioso - 6%

Histórico - 5%

Guerra - 5%

Arte - 2%

Western - 1%

Musical - 1%

Compartilhe:

  • 3 medalha