Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

25 Fevereiro 2019 | Thais Lemos

Fox é a distribuidora mais premiada do Oscar 2019

"Bohemian Rhapsody" foi o destaque da noite com 4 estatuetas

Compartilhe:

Rami Malek recebendo o prêmio de Melhor Ator (Foto: Kevin Winter/Getty Images)

Ontem (24) aconteceu o Oscar, premiação que envolveu diversas polêmicas na edição deste ano. Além de não contar com apresentador, o evento abriu espaço pela primeira vez para conteúdos de streaming.

Publicidade fechar X

A Fox foi a distribuidora mais premiada com 5 estatuetas. Quatro delas foram para Bohemian Rhapsody, que ganhou nas categorias Melhor Ator, pela interpretação de Rami Malek como Freddie Mercury, Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Mixagem de Som. Como atriz, Olivia Colman levou o prêmio pela sua atuação em A Favorita.

Essa pode a última vez que a distribuidora participa do Oscar por conta da sua fusão com a Disney, que deve se consolidar ainda este ano.

Logo atrás apareceu a Netflix com 4 prêmios. Pela primeira vez a Academia abriu espaço para filmes de streaming e Roma foi o grande destaque da empresa. O longa, que foi distribuído no Brasil pela Vitrine, conquistou os prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Filme de Língua Estrangeira e o mexicano Afonso Cuarón ganhou na categoria de Melhor Diretor. Absorvendo o Tabu que levou a melhor em documentário curta-metragem também é da gigante do streaming.

Green Book – O Guia, distribuido pela Diamond no Brasil, conquistou três prêmios, incluindo de Melhor Filme, considerada a principal categoria do Oscar. O longa também levou as estatuetas de Melhor Roteiro Original e de Melhor Ator Coadjuvante, pela atuação de Mahershala Ali.

Com essas vitórias, a Diamond soltou um comunicado oficial aos exibidores. ”Temos a certeza que teremos grande procura pelo filme na próxima semana e por isso estaremos expandindo o circuito do filme”, disse Thiago O. Souza, gerente de vendas.

Com Pantera Negra, a Disney fez história. Essa foi a primeira vez que um filme de super-herói foi indicado a categoria de Melhor Filme. Além disso, o longa levou as estatuetas de trilha sonora, direção de arte, dado pela primeira vez para uma mulher negra, e ganhou como Melhor Figurino, sendo dado o prêmio pela primeira vez a um profissional negro, a estilista Ruth E. Carter.

A Universal e a Sony levaram dois prêmios cada. A Universal ganhou em Melhor roteiro adaptado com Infiltrado na Klan e efeitos visuais com O Primeiro Homem. Já a Sony levou os prêmios de atriz coadjuvante, pela atuação de Regina King em Se a Rua Beale Falasse e melhor animação com Homem-Aranha no Aranhaverso.

A Warner Bros. e a Imagem conquistaram uma estatueta cada. A canção Shallow, interpretada por Lady Gaga e Bradley Cooper em Nasce Uma Estrela foi a vencedora da Warner Bros., enquanto Vice, da Imagem, levou o prêmio de maquiagem e penteado.

É importante salientar que, nesta edição do Oscar, o maior número de artistas negros foram premiados, em um total de seis categorias.

Confira a lista completa dos ganhadores:

Fox – 5

Netflix - 4 (sendo três com a Vitrine Filmes)

Disney – 3

Diamond – 3

Universal – 2

Sony – 2

Warner Bros – 1

Imagem - 1

 

Melhor filme

Green Book – O Guia (Diamond)

Ator

Rami Malek - Bohemian Rhapsody (Fox)

Atriz

Olivia Colman - A Favorita (Fox)

Diretor

Afonso Cuarón – Roma (Vitrine/Netflix)

Atriz coadjuvante

Regina King - Se a Rua Beale Falasse (Sony)

Trilha sonora original

Pantera Negra (Disney)

Ator coadjuvante

Mahershala Ali – Green Book - O Guia (Diamond)

Roteiro adaptado

Infiltrado na Klan (Universal)

Roteiro original

Green Book – O Guia (Diamond)

Edição

Bohemian Rhapsody (Fox)

Fotografia

Roma (Vitrine/Netflix)

Filme de língua estrangeira

Roma (Vitrine/Netflix)

Melhor animação

Homem-Aranha no Aranhaverso (Sony)

Canção original

Shallow de Nasce Uma Estrela (Warner Bros.)

Figurino

Pantera Negra (Disney)

Edição de som

Bohemian Rhapsody (Fox)

Mixagem de som

Bohemian Rhapsody (Fox)

Direção de arte

Pantera Negra (Disney)

Efeitos visuais

O Primeiro Homem (Universal)

Maquiagem e penteado

Vice (Imagem)

Documentário

Free Solo

Documentário curta-metragem

Absorvendo o Tabu (Netflix)

Curta-metragem

Skin

Curta de animação

Bao

Compartilhe:

  • 0 medalha