Exibidor

Publicidade

Notícias / Produções / Urso de Prata

30 Julho 2025 |

Vencedor do Urso de Prata, “O Último Azul” estreia nos cinemas brasileiros no fim de agosto

Compartilhe:

Programado para estrear em solo brasileiro no dia 28 de agosto, O Último Azul (Vitrine Filmes), longa dirigido por Gabriel Mascaro e vencedor do Urso de Prata na 75ª edição do Festival de Berlim, ganhou cartaz oficial. 

Protagonizado por Denise Weinberg, o filme também recebeu o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost, além de já ter sido selecionado por mais de 40 festivais pelo mundo, consolidando sua recepção crítica no circuito internacional. Antes da estreia comercial, o título será exibido hors concours (fora da competição) como filme de abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado, no dia 15 de agosto.

Situado na Amazônia, o longa retrata um futuro distópico em que idosos são compulsoriamente transferidos para colônias habitacionais. Aos 77 anos, Tereza, interpretada por Weinberg, decide realizar um último desejo antes de seu exílio forçado.

Com passagens por festivais como Guadalajara, Xangai, Sydney, New Horizons e o Festival de Lima, O Último Azul já garantiu distribuição em mais de 65 países, incluindo Alemanha, França, México, Austrália e Israel. A estreia mundial aconteceu em fevereiro, na Berlinale, com a sessão aplaudida de pé. Em julho, o filme também foi exibido em uma sessão especial no Palácio da Alvorada para o presidente Lula e autoridades do setor cultural.

O elenco reúne nomes como Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás e Adanilo, além de Denise Weinberg, cuja performance foi reconhecida com o Prêmio Maguey de Melhor Interpretação no Festival de Guadalajara. A produção é assinada pela Desvia e Cinevinay, com coprodução da Globo Filmes (Brasil), Quijote Films (Chile) e Viking Film (Países Baixos). A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes.

Compartilhe:

  • 0 medalha