Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura

09 Setembro 2019 | Por Janaina Pereira, de Veneza

Festival de Veneza realiza evento para mercado

Quarta edição do Venice Production Bridge alavanca negócios durante a mostra de cinema mais antiga do mundo

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Pelo quarto ano consecutivo o Festival de Veneza realizou o Venice Production Bridge, focado nos negócios do mercado cinematográfico. Dentro do VPB acontecem workshops, reuniões e apresentações de projetos visando a produção de novos filmes. Este ano o evento foi realizado paralelamente a 76ª edição do Festival, encerrado no último sábado (7).

Publicidade fechar X

Foram apresentados 270 projetos internacionais, incluindo os de Realidade Virtual. Destes, 40 já receberam apoio para serem produzidos. Países como Iraque, Jordânia, Palestina, Síria e Líbano tiveram a oportunidade de encontrar financiamento de pós-produção por meio de parceiros e participantes.

Produtores, agentes de vendas, equipes de marketing e representantes de distribuidoras participaram do Venice Production Bridge, que teve um aumento de 8,92% em relação ao credenciamento, comparado a 2018. O produtor italiano Claudio Mazzoni, que participou pela segunda vez do VPB, disse que o evento está cada vez mais abrangente. "Cannes tem um mercado forte, mas Veneza se posicionou como um canal importante. Como nos últimos anos os vencedores do Oscar saíram daqui, muitas distribuidoras estão vindo atrás dos projetos apresentados no Festival. Então o Venice Production Bridge virou uma vitrine, para quem quer produzir seu filme e, posteriormente, lançá-lo, quem sabe em Veneza mesmo. Aqui existe muito mais chance de negócios, o mercado é bem mais amplo do que em outros festivais, justamente porque tem esse olhar para os prêmios como o Oscar".

Em entrevista ao Portal Exibidor, o presidente da Biennale de Veneza, Paolo Baratta, organizador do VPB, revelou que o evento deve se tornar ainda maior no próximo ano. "Dessa vez ocupamos um andar inteiro do Hotel Excelsior, com a intenção de aproximar os participantes e promover o diálogo entre eles. Para a próxima edição vamos ampliar o espaço e trazer novas diretrizes para o mercado. A indústria mudou, hoje temos streaming e o cinema se tornou algo ainda mais influente na vida das pessoas. Então vamos investir nas novas produções, abrir as portas para que novos filmes sejam apresentados aqui e em outros festivais".

A próxima edição do Festival de Veneza e do Venice Production Bridge deve acontecer em setembro do ano que vem, em data a confirmar.

Compartilhe:

  • 0 medalha