Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Política

16 Setembro 2019 | Renata Vomero e Thais Lemos

Ancine recua em apoio para filmes no Festival de Cinema Queer

Decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (16)

Compartilhe:

(Foto: Ancine)

Após o longa Marighella (Downtown/Paris) ter seus pedidos de recurso para comercialização recusados, a Ancine segue restringindo o apoio de filmes nacionais. O Diário Oficial da União publicou hoje (16) o extrato de rescisão do termo de concessão de apoio financeiros dos filmes Greta (Pandora) e Negrum3 para a participação no Festival Internacional de Cinema Queer, que acontece entre os dias 20 e 28 de setembro em Lisboa, Portugal.

Publicidade fechar X

Há três semanas, a Agência Nacional do Cinema havia aprovado o valor de R$4,6 mil para cada uma das produções, como uma ajuda de custo, para que os filmes participassem do festival. No entanto, nessa segunda-feira voltou atrás nessa decisão. O recuo acontece apenas alguns dias depois de um projeto de lei ser apresentado ao Poder Legislativo prevendo um corte de quase 43% do orçamento do Fundo Setorial do Audiovisual em 2020. Com isso, esse pode ser o menor orçamento desde 2012, quando o valor do fundo era de R$112,3 milhões.

Greta (Pandora) é estrelado por Marco Nanini, que interpreta um enfermeiro homossexual de 70 anos, fã de Greta Garbo e que se envolve com um paciente fugitivo da polícia.  O longa foi selecionado para a mostra Panorama no Festival de Berlim deste ano. Já Negrum3 faz um mergulho na caminhada de jovens negros pela cidade de São Paulo, fazendo um ensaio entre as questões raciais e LGBT na atualidade da cidade.

Segundo o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, esse corte mostra que a Ancine se alinha ao discurso de Jair Bolsonaro contra filmes de temática política e LGBT.

 

 

Compartilhe:

  • 0 medalha