Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Entrevista

18 Setembro 2019 | Fernanda Mendes

Diretor da nova animação de "Asterix" fala sobre o desafio de adaptar HQ

Louis Clichy já trabalhou na Pixar e tem vasta experiência no ramo

Compartilhe:

(Foto: Bonfilm)

Com estreia marcada para esta quinta-feira, dia 19, em 11 cidades brasileiras, a animação Asterix e o Segredo da Poção Mágica vem com um roteiro totalmente diferente dos quadrinhos. Distribuído pela Bonfilm o longa tem dublagem de Gregório Duvivier que dará voz ao personagem principal.



Em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, o diretor da animação, Louis Clichy, contou como foi criar uma história totalmente nova. “Foi algo bastante pretencioso, mas muito legal também. Há limites em adaptar comic books. Experimentamos quatro anos atrás com Asterix E O Domínio dos Deuses e a questão é que a HQ te dá uma história de 30 minutos e não há o drama que você espera em um filme”.

Foi então que ele e Alexandre Astier desenvolveram uma nova história, com mais temáticas, desafios e sentimentos novos aos personagens. E parece que deu muito certo. A animação já foi vista por mais de 4 milhões de espectadores na França e integrou o Festival Varilux de Cinema Francês em São Paulo (SP).

O velho druida e protetor da aldeia, Panoramix, é o foco da nova aventura. Ao cair de uma árvore durante a colheita de visco, ele decide que é hora de repassar seu manto e garantir o futuro da aldeia. Acompanhado por Asterix e Obelix, ele parte em uma viagem pela Gália em busca de um jovem druida bom e talentoso para transmitir o Segredo da Poção Mágica.

“A grande diferença deste filme para o primeiro é que no outro tudo acontecia no mesmo lugar. O Segredo da Poção Mágica é um filme de viagem, onde os personagens vão para muitos países e conhecem pessoas diferentes”, conta o diretor.

Aliás, um dos grandes motivos pelos quais Louis gosta de contar histórias sobre os gauleses é por querer mostrar para a nova geração o legado de René Goscinny, um dos criadores da HQ. No entanto, o diretor de Asterix e o Segredo da Poção Mágica repaginou diversas questões antes nunca abordadas nos quadrinhos dos gauleses, como o protagonismo feminino. Quando os homens seguem Panoramix em uma viagem pela Galia, são as mulheres da aldeia que surgem para defendê-los dos ataques das tropas romanas. E, se antes a opção de mulheres beberem a poção nem era sugerida, aqui elas tomam essa decisão a fim de proteger suas casas e suas famílias.

Histórico

Louis Clichy traz vasta experiência no mercado de animação. Já trabalhou na Pixar e foi o responsável por sucessos como Wall-E e Up - Altas Aventura. Apesar disso, ainda acha “empolgante” trabalhar com animação na França. “A França é muito diferente dos EUA neste sentido, mas muito igual ao mesmo tempo. Os grandes estúdios hollywoodianos vão para a França fazer animações com a nossa linguagem e também com nossos profissionais. Há também animações mais simples e independentes. Há liberdade nesses dois lados”, explica.

Quando questionado sobre o mercado de animações no Brasil, Louis são hesitou em citar O Menino e O Mundo como uma referência para o ramo. Segundo o cineasta francês é impressionante como os brasileiros conseguem fazer coisas simples e bastante relevantes ao mesmo tempo.

“Estive há seis meses aí e não estou otimista com o que está acontecendo, mas sei que vocês estão fazendo coisas boas e para mim não é o suficiente: eu quero mais e mais!”

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 1 medalha