Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Social

20 Setembro 2019 | Renata Vomero

Festival traça panorama do audiovisual em comunidades periféricas do Brasil

"Visões Periféricas" acontece entre os dias 25 e 29 de setembro

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Festival Visões Periféricas se aproxima de sua 13ª edição, que será entre os dias 25 e 29 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Consolidado no calendário cultural da cidade, o festival foi criado em 2007, por Marcio Blanco, com o objetivo de trazer um panorama de filmes com a temática da periferia ou realizado por moradores de comunidades periféricas brasileiras. Além da exibição dos filmes, pelo segundo ano a mostra trará o Visões Lab, espaço de negócios voltado para a inserção de jovens da periferia no mercado audiovisual.

Publicidade fechar X

Com patrocínio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)Ancine e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o evento visa fomentar a atividade cinematográfica dentro das periferias. Neste ano, foram selecionados 70 filmes que abarcam diversas temáticas relacionadas ao foco do festival. “Nosso objetivo é abrir espaço para filmes produzidos pelas periferias, que tratam sobre esse universo, mas que tragam um olhar novo sobre ela. E não estamos falando apenas das favelas, mas também do interior, das comunidades indígenas, LGBTs, grupos que estão à margem e não estamos acostumados a ver retratados nas salas de cinema”, explica Marcio, em comunicado oficial.

O festival é dividido em diversas mostras, sendo as competitivas, PanorâmicaFronteiras Imaginárias e Cinema da Gema as de maior destaque. A primeira trata de longas e médias-metragens, a segunda é formada por curtas e a terceira apenas por diretores cariocas.

As mostras não competitivas são divididas em outros temas que tenham uma forte relação com a periferia, são elas: Processo Contínuo, sobre política; Eles Não Vão Nos Calar, sobre abuso do poder e sobre a sociedade frente a pessoas em situações de vulnerabilidade; Subúrbio em Transe, produções coletivas do Cineclube Subúrbio em Transe; Cinema de Bicicleta, sobre o uso do meio de transporte na cidade; Singular, sobre personagens da cultura popular, e Visorama, com produções realizadas em escolas, oficinas e projetos de formação audiovisual.

 O festival tem entrada gratuita e acontece nos dias programados das 14h às 19h.

Compartilhe:

  • 0 medalha