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01 Outubro 2019 | Juliane Alburquerque

FAAP participa do primeiro dia da Expocine19 com o curso "Marketing Digital"

Curso explicou a importância do Marketing Digital no mercado do cinema

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(Foto: Expocine)

O curso “Marketing Digital – Atingindo o cliente em todas as telas”, realizado pela FAAP, abriu os trabalhos da Expocine19 às 9h. Ministrado pelo Coordenador do curso de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital, Thiago Costa, procurou dar um panorama do que é o Marketing Digital, falando sobre a importância do Google nesse contexto, técnicas de marketing de conteúdo, comportamento do consumidor no ambiente digital, definição de público-alvo e a importância da pesquisa para isso e a relevância de Facebook e Instagram para o marketing digital, sempre com foco na aplicação prática dentro do mercado dos exibidores de cinema.

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Thiago abriu o curso enfatizando que Marketing Digital não é sobre tecnologia, mas sim sobre pessoas e seus comportamentos. “Entender as pessoas, conhecer bem os seus públicos, suas preferências e necessidades é essencial para traçar uma estratégia de marketing digital eficiente”, afirmou o professor. Veja os principais pontos abordados ao longo do curso:

 

Brasil conectado

Thiago Costa destacou o volume dos brasileiros que usando de forma intensa a internet diariamente, sendo cerca de 149 milhões de pessoas conectadas e 140 milhões ativas nas redes sociais atualmente no país. Ele apresentou os números para explicar que o potencial de alcance digital é imenso e deve ser usado de forma correta para atingir o público desejado pelas salas de cinema.

 

Conheça seu público

Para isso, é de total importância definir o público-alvo, ou os públicos que seu conteúdo quer atingir. Quem são as pessoas, faixa-etária, interesses, hábitos e preferências. Thiago recomenda que sempre se faça uma pesquisa para conhecer melhor o público. “É possível fazer pesquisas online quase sem gastos, pelo Survey Monkey, por exemplo. Pode-se também fazer uma pesquisa no local, na sua sala de cinema: enquanto os espectadores estão na fila, coloque alguém para conversar e realizar uma breve pesquisa com as pessoas com perguntas simples e objetivas. E claro, faça uma observação empírica, olhando o comportamento do seu público mais frequente”.

Ele indica também a realização de ações e promoções simples para saber mais sobre as pessoas e saber qual conteúdo é mais relevante para o seu público. É importante observar também o comportamento do seu público nas redes, para identificar que assuntos gostam, que artistas segue. Isso pode servir de conteúdo de marketing para sua empresa. “Marketing é observar as pessoas, entender o que querem, como agem, como falam. Não é a sua vontade, mas do consumidor”.

 

Marketing de conteúdo

“O conteúdo do site e das redes sociais da sua empresa devem ser bem elaborados previamente, com foco e relevância para atingir as pessoas. A internet é repleta de informações e mensagens que as pessoas consomem a todo momento. Se eu quero vender algo, vou concorrer com o conteúdo de outras pessoas. É uma competição pela atenção das pessoas mais do que com seus concorrentes”, comentou Thiago.

Thiago explicou que é importante manter uma linguagem padrão em seus textos, seguir calendário do que está rolando no setor, gerar interesse, informar e oferecer novidades e conteúdos relacionados. “Uma possibilidade para os exibidores é dar sugestões de acordo com momentos de vida, ‘linkar’ com situações como por exemplo, indicar um filme ideal pra primeiro encontro, outro para relembrar a época da escola”, disse.

 

Redes sociais

A rede social mais ativa no Brasil é o YouTube 95%,em segundo lugar – bem próximo – é o Facebook 90%. Na sequência vem WhatsApp com 89%, Instagram 71%, FB messenger 67%, Twitter 43% e LinkedIn 36%. Para relevância de contato com o público, Facebook e Instagram são atualmente as mais usadas pela população em geral. Ele indica que vale a pena distribuir os conteúdos nos canais e momentos certos. “No Instagram você pode produzir postagens mais “quentes”, por meio de stories, inclusive. Já no Facebook cabe conteúdos mais frios e informativos”, indica.

No Facebook, o professor indica fazer textos curtos, sempre com boas imagens e, se possível posts com vídeos (que tem um maior engajamento das pessoas). Ele explicou que não é necessário fazer posts diários, mas sim investir em impulsionamento pago. Já o Instagram é usado por  27% das pessoas no Brasil, sendo mais mulheres. A dica de Thiago para os posts na rede é: imagens lindas, afinal 93% das pessoas querem ver visual bonito dentro dessa rede. Além disso, as postagens em estilo carrossel dão mais curtidas e o ideal, é usar cerca de 6 # hashtags que façam sentido.

Thiago finalizou explicando sobre como analisar os resultados das suas atividades nas redes por meio de próprias ferramentas e avaliar as atividades por meio dos gráficos e sempre atualizar as estratégias.

Confira a cobertura completa do primeiro dia da Expocine19.

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