Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

07 Outubro 2019 | Renata Vomero

43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foca nas produções brasileiras

Festival acontecerá entre os dias 17 e 30 de outubro

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Neste sábado (05), aconteceu a coletiva de imprensa da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com a presença de Renata de Almeida, diretora da Mostra e dos representantes dos principais patrocinadores do festival, foram eles: Laís Bodanzky, presidente da Spcine; Alexandre Youssef, secretário de cultura do munícipio de São Paulo; Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural; Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, e Mário Mazzilli, diretor superintendente do Instituto CPFL.



Um dos principais pontos trazidos por Renata foi o de que neste ano a mostra tem como principal diferencial o fato de ter um maior enfoque nas produções brasileiras. “A programação está muito forte, esperava ter a metade do que tem. Colocamos em lugares-chave filmes que tenham um olhar interessante sobre o Brasil ou tenham alguma relação com o país, é o caso do filme de abertura, Wasp Network, de Olivier Assayas, produzido pela RT Features e que tem Wagner Moura no elenco. Já para encerrar a Mostra, o filme escolhido foi Dois Papas, de Fernando Meirelles”, explicou a diretora.

Neste ano também, pela primeira vez, o Theatro Municipal de São Paulo participará do evento, servindo também de cinema. Sua abertura será no dia 18 de outubro, exibindo o longa A Vida Invisível (Sony/Vitrine), escolhido do Brasil para buscar uma vaga no Oscar, além disso, no clássico espaço paulistano terá exibição de Turma da Mônica – Laços (Downtown/Paris) e Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou. Essa iniciativa foi feita em parceria com a Spcine, que além disso, entrará na Mostra com o Circuito Spcine e disponilizará alguns dos títulos selecionados no streaming público Spcine Play.

“Estaremos pela primeira vez no Theatro Municipal com sessões de gala, como gosto de brincar, mas também estaremos na periferia, já que o Circuito Spcine tem presença em 6 CEUs da cidade de São Paulo. Com isso, temos a intenção de formar um novo público, diferente daquele que já é da Mostra. Nosso cinema é muito bom e querido, queremos que todos vejam Laços agora no Theatro Municipal”, comentou Laís Bodanzky.

A questão do cinema brasileiro ficou bastante em voga na discussão dos convidados, visto o sucesso que tem feito nos festivais internacionais. “Escolhemos diversos filmes que levaram o Brasil para fora, mostraram o nosso país para o mundo. O cinema tem uma função diplomática também, não é porque um filme faz crítica ao país que ele é antipatriótico, pelo contrário”, explicou a diretora da Mostra.

Com isso, os participantes da coletiva entraram na questão do apoio e o patrocínio ao festival e a outros eventos culturais na cidade e no país. “Me pareceu muito importante fazer esse apoio à Mostra para marcar uma ação de resistência contra os ataques que estão sendo feito na cultura do país. É preciso defender o audiovisual contra os filtros, é lutar a favor da liberdade de expressão. Tudo isso pode fazer parte do calendário integrado da cidade”, comentou Alexandre Youssef.

Já Danilo Santos de Miranda, ressaltou a importância da Mostra estar acontecendo apesar da perda do patrocínio da Petrobrás. “O problema não é só financeiro, é de conceito, de proposta. A Mostra traz um cinema que não se conforma com a realidade e a questiona. É muito importante ela estar acontecendo como forma de resistência. A melhor forma de resistir é através da cultura”.

Além da programação de filmes, que contará com debates com atores, a Mostra ainda contará com uma seleção especial de cinema alemão, além de exibições no vão livre do Masp, sessões na parte externa do auditório Ibirapuera, sessão com realidade virtual, com o filme A Linha e o III Fórum Mostra, que abordará discussões políticas a respeito do setor.

O Júri que elegerá os melhores filmes apresentados é formado pela atriz Maria de Medeiros, a produtora Xénia Maingot e o diretor e roteirista Lisandro Alonso. Além disso, os filmes do festival passarão por diversas cidades do Estado de São Paulo, com o apoio do Sesc, que estará aberto para filmes do festival em 12 de suas unidades na região.

A 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo contará com 300 filmes sendo exibidos em 27 locais. A programação completa pode ser conferida no site oficial.

Compartilhe:

  • 0 medalha