Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Avanço

17 Outubro 2019 | Fernanda Mendes

Políticos saem em defesa do cinema e audiovisual brasileiro

Câmara dos Deputados recebeu evento para lançamento de nova Frente Parlamentar

Compartilhe:

(Foto: Sérgio Francês)

Ontem (16), a Câmara dos Deputados, no Distrito Federal, recebeu um evento para homenagear os 90 anos da atriz Fernanda Montenegro e, aproveitando a situação, houve também o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e Audiovisual Brasileiro.

Publicidade fechar X

245 deputados e 18 senadores assinaram a criação da Frente que é liderada pelo deputado Tadeu Alencar do PSB (Partido Socialista Brasileiro). Segundo o político, o objetivo dessa nova Frente é promover o aprimoramento da legislação federal sobre o setor, “de modo a valorizar e consolidar o seu papel na promoção da cultura e do conhecimento [...] bem como fortalecer a economia da cultura, relevante segmento que tem na cadeia do audiovisual um dos seus pilares”.

A Frente, apelidada de Frente Bacurau, atuará como um canal de comunicação entre o Parlamento e os agentes envolvidos no processo de produção do cinema nacional. Alencar explicou o nome de Bacurau para a frente destacando os prêmios que o filme tem ganho ao redor do mundo. “Juntar investimento público com o talento dos nossos artistas, é assegurar muitas obras-primas da produção nacional, que tem subido ao pódio nos maiores festivais do mundo”.

Já o líder do PDT, André Figueiredo, que também faz parte da frente, afirmou que a ideia é conseguir alterar o orçamento de 2020 para a cultura, educação, ciência e tecnologia.

Também esteve presente no evento Laís Bodanzky, que discursou em defesa do audiovisual. “Quero reiterar aqui a importância do setor audiovisual, do ponto de vista de geração de empregos, de impostos. O quanto a contribuição do setor no PIB do País, que é maior que a do setor têxtil e do farmacêutico. Que nós precisamos, de fato, desse reconhecimento por parte dessa segunda comemoração de hoje que é o nascimento da Frente Parlamentar Mista para o Audiovisual e Cinema Brasileiros”, disse a cineasta e presidente da Spcine.

Tanto a realizadora, quanto a Spcine comentaram sobre o momento no Instagram e enfatizaram na rede o impacto que o audiovisual tem na geração de empresa, já que, só em São Paulo, a indústria do cinema gera “80 mil empregos que representam 25% do total no Brasil”, finalizou Bodanzky em sua conta na rede social.

Compartilhe:

  • 0 medalha