Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Produção

31 Outubro 2019 | Fernanda Mendes

Sucesso na Argentina, "A Odisseia dos Tontos" estreia no circuito

Diretor e produtor do longa vieram ao País para falar sobre a trama

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Repetindo a dose do sucesso O Segredo dos Seus Olhos, a dupla Federico Posternak (produtor) e Eduardo Sacheri (escritor) voltam a trabalhar para o cinema e entregam a ótima comédia A Odisseia dos Tontos, protagonizada por gigantes do cinema argentino como Ricardo Darín e seu filho Chino Darín, além do veterano Luis Brandoni.



O filme ficou em primeiro lugar na bilheteria argentina e uruguaia durante semanas e é a única produção nacional do ano a ultrapassar a marca de um milhão de espectadores no país do Tango. O longa já levou cerca de 1,8 milhão de argentinos aos cinemas.

A história é baseada no livro de Sacheri, La Noche de la Usina, e trata de um grupo que sofreu com a instabilidade econômica argentina e decide traçar um plano para pegar de um rico banqueiro o dinheiro que lhes foi roubado. “A trama basicamente é sobre os tontos contra os poderosos e malvados”, explicou o diretor Sebastián Borensztein, em sua vinda ao Brasil para divulgar o filme.

Tontos, no filme, é a expressão para falar sobre os cidadãos comuns, que seguem as regras e são honestos. E, apesar de mostrar uma história bastante particular da Argentina, o longa está com uma repercussão boa ao redor do mundo, e já passou por festivais como o de San Sebástian e Toronto. “O que acontece nessa história, acontece no mundo inteiro. Ninguém mais é ingênuo com as instituições, todo mundo está descontente com os governos, bancos, etc. Quando assistem ao filme e olham esse grupo de nove ‘tontos’ que conseguem levar um plano para recuperar o que lhes pertence, é uma sensação gratificante”, contou o cineasta.

Mesmo com essa história que consegue se universalizar, o filme tem uma veia bastante argentina e, essa identidade está claramente impressa na trilha sonora. A ideia foi colocar hinos da música popular do país, então foram escolhidas cinco músicas principais que pertencem a diversas épocas, começando nos anos 70. Entre elas estão “Desfachatados”, da banda Babasónicos, e “No Llores Por Mí, Argentina” de Serú Girán.

Questionado sobre a bandeira política do filme, afinal diversas são as citações ao peronismo (apoiadores do ex-presidente argentino Juan Domingo Perón) durante o longa, o cineasta explicou que não há uma orientação política definida no filme e que no elenco fazem parte pessoas de diversas vertentes ideológicas. Além disso, o produtor lembrou que tanto peronistas como anti-peronistas já elogiaram amplamente o filme. “Diziam ‘Você tem que assistir ao filme porque fala dos peronistas’, e outros diziam ‘Não esse filme é anti-peronista’”.

A Odisseia dos Tontos tem distribuição da Warner Bros. e estreia nesta quinta, dia 31, em todo Brasil.

Compartilhe:

  • 0 medalha