Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura

05 Dezembro 2019 | Renata Vomero

Cao Hamburger traz a nostalgia de Castelo Rá-Tim-Bum para o público nerd

Cineasta é o grande homenageado desta CCXP

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

A cada ano a CCXP traz um grande nome da cultura brasileira para ser homenageado nos quatro dias de convenção. Neste ano, o escolhido foi Cao Hamburger, o responsável pela criação de Castelo Ra-Tim-Bum, um dos maiores sucessos da televisão dos anos 1990 e que até hoje mexe com o imaginário dos brasileiros.

Publicidade fechar X

Como acontece tradicionalmente, o painel da abertura da convenção contou com um bate-papo com o homenageado. Com apresentação de Marcelo Forlani, a conversa foi baseada na criação da série infantil da TV Cultura. Cao enfatizou o desafio de fazer um produto para crianças sem ser tão inocente e ao mesmo tempo educativo. “Criar para crianças não precisa ser fofinho, a gente não tinha isso com o Castelo, tinham muitos elementos de mistério, terror. O sucesso foi tão grande, que fomos sondamos para vender para fora. O Nino poderia ter sido o Harry Potter”, explicou o cineasta.

Com isso, prova-se a relevância do programa até os dias de hoje. Já que é muito difícil conseguir unir bom entretenimento com educação, algo que era grandioso no programa. Para Cao essa é uma questão muito importante para o Brasil, justamente por conta da defasagem na educação.

Desta maneira, o criador fez um panorama sobre o que tem sido feito para o público infantil. Com grandes produções sendo premiadas na TV à cabo. “Tem muita coisa legal sendo feita, a TV aberta infelizmente parou de produzir ou diminuiu muito a produção de produto infantil, o que é uma pena, porque se torna muito elitizado, a maior parte do público ainda só tem acesso à TV aberta. Mas gosto muito do que tem sido feito, muita animação boa, que vêm chegando com força”, salientou.

Parte do painel também tratou do novo projeto de Hamburger que é a série do GloboPlay, As Five, uma continuação de sua temporada de sucesso de Malhação, em 2017, que até levou um Emmy para casa. A conversa, neste momento, foi apresentada por André Marques e contou com as atrizes do elenco da série para falarem sobre a produção, foram elas: Gabriela Medvedovski, Heslaine Vieira, Manoela Aliperti, Ana Hikari e Daphne Bozaski.

Quanto a série, que retrata a realidade do público jovem brasileiro, ele finalizou: “essa é uma geração que vive momento de tempestade, com poucas perspectivas por conta de desemprego e com muita ansiedade e cobrança. Na minha época era diferente, para a dramaturgia retratar isso é muito rico, mas me entristece vê-los nessa realidade”. 

Cao, aliás, também tem uma trajetória de sucesso nos cinemas com os prestigiados filmes O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006) e Xigu (2012).

Compartilhe:

  • 0 medalha