Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

12 Março 2014 | Redação

Panamá sedia Prêmio Platino

Evento revelará seus indicados nesta quinta-feira (13)

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Cidade do Panamá vai sediar a primeira entrega dos Prêmios Platino, premiação que nasce com a proposta de tornar-se um dos mais importantes instrumentos de fomento e apoio ao cinema da América Latina, de Portugal e da Espanha.

Publicidade fechar X

O evento, que será realizado em 5 de abril, é promovido por duas entidades internacionais: a EGEDA (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais), que representa mais de 7 mil produtores no mundo todo; e a FIPCA (Federação Iberoamericana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), que promove coproduções entre países do grupo, reunindo produtores de 17 países.

Do Brasil, concorrem às indicações os 69 longas de ficção, os 56 documentários e as duas animações que foram lançadas nos cinemas em 2013. Os brasileiros concorrerão com filmes de outros 21 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Um comitê de seleção, constituído pelo representante de cada país na FIPCA propõe as candidaturas nacionais para cada uma das categorias, conforme os critérios estipulados pelos organizadores. A partir dessa pré-seleção, um júri internacional irá decidir os finalistas e, posteriormente, o vencedor.

A lista dos concorrentes será anunciada nesta quinta-feira, dia 13 de março, em dez categorias: Melhor Filme Iberoamericano de Ficção,  Melhor Direção, Melhor Interpretação Masculina, Melhor Interpretação Feminina, Melhor Música Original, Melhor Filme de Animação, Melhor Documentário, Melhor Roteiro, Melhor Coprodução Iberoamericana, Prêmio de Honra do Cinema Iberoamericano.

A cerimônia de entrega dos prêmios será no Teatro Anayansi, no Panamá.

Compartilhe:

  • 0 medalha