Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Eventos

27 Janeiro 2020 | Fernanda Mendes

Confira os destaques das premiações internacionais deste fim de semana

Prêmios Goya, Annie Awards e DGA Awards movimentaram o mercado de cinema

Compartilhe:

(Foto: Universal/Netflix)

Mais um fim de semana marcado por diversas premiações do mundo do cinema. Desta vez, aconteceu o Prêmios Goya, na Espanha, o Annie Awards, premiação voltada às animações nos EUA e o DGA Awards, do sindicato dos diretores de Hollywood.

Publicidade fechar X

No evento espanhol o grande ganhador da noite foi Dor e Glória (Universal) de Pedro Almodóvar com sete prêmios. O longa, aliás, está concorrendo na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.

O filme, que é uma espécie de autobiografia do diretor, levou a melhor nas principais categorias como Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora Original.

Ao subir no palco para receber seu prêmio de Melhor Ator, Antonio Banderas, que tem uma parceria de anos com Almodóvar, declarou seu amor à obra do cineasta: “Tudo isso é Pedro. Já passamos por quatro décadas e oito filmes juntos. Nunca conheci alguém com a lealdade que você tem ao seu cinema. Eu tinha que chegar até aqui com você”.

Aliás, este foi o primeiro prêmio no Goya que Banderas ganhou, após cinco indicações anteriores e até uma homenagem em 2015.

Outro queridinho dos críticos, Mientras Dure La Guerra (sem distribuidora e data confirmada no Brasil), também era esperado para ganhar em muitas categorias. O filme levou a melhor em cinco: Melhor Ator Coadjuvante para Eduard Fernández, Melhor Direção de Arte para Juan Pedro de Gaspar, Melhor Direção de Produção para Carla Pérez de Albéniz, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino.

Na categoria Melhor Filme Iberoamericano, o longa argentino A Odisseia dos Tontos (Warner) foi quem ganhou. O filme é dirigido por Sebástian Borensztein e tem Ricardo Darín e seu filho, Chino Darín, como atores da trama.

Annie Awards

Na premiação que ocorreu neste sábado, dia 25, a grande vencedora, sem dúvidas, foi a Netflix, com nove prêmios na área de filmes, sendo seis só para Klaus, animação que também concorre ao Oscar.

Klaus ganhou, inclusive, a categoria principal da noite, de Melhor Filme Animado, vencendo de três filmes da Disney (Frozen 2, Link Perdido e Toy Story 4) e da Universal com Como Treinar o Seu Dragão 3.

Outra animação da plataforma de streaming, Perdi Meu Corpo, ganhou em três categorias: Melhor Filme Independente Animado, Melhor Roteiro em Filme Animado e Melhor Trilha Sonora.

A Disney levou três prêmios, dois para Frozen 2 em Melhor Dublagem e Melhores Efeitos, e um para Vingadores: Ultimato que ganhou em Melhor Animação de Personagem em Filme ou Série Live-Action. Já a Universal levou um prêmio pelo especial de Natal Como Treinar o Seu Dragão: Homecoming na categoria Melhor Produção Especial Animada.

DGA Awards

A premiação do Sindicato dos Diretores da América do Norte elegeu 1917 (Universal) como o filme de Melhor Direção deste ano. Algo que já vem acontecendo em outras premiações, o que faz com que o longa de Sam Mendes seja um dos queridinhos a levar uma estatueta do Oscar.

Já Alma Har’el ganhou em Melhor Direção em Filme de Estreia por Honey Boy, cinebiografia do ator Shia LeBeouf, produzida pela Amazon.

Compartilhe:

  • 0 medalha