Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Produção

27 Março 2020 | Fernanda Mendes

Hollywood passa por incertezas e dificuldades

Não se sabe quando às filmagens poderão ser retomadas e calendário pode se encavalar

Compartilhe:

(Foto: Warner Bros./Divulgação)

No começo deste ano houve o anúncio de diversas novas filmagens como The Matrix 4, Missão Impossível 7, The Batman e as sequências de Avatar. Mas, de repente, tudo parou após a OMS decretar a pandemia global do novo Coronavírus.

Publicidade fechar X

Agora, o cenário é de incertezas: quando retornarão as filmagens? Quando os novos filmes poderão estrear? O horizonte ainda está muito escuro. Em entrevista à Variety, fontes disseram que os estúdios estão deixando bem claro aos técnicos e atores que não esperam que essas produções paralisadas voltem a ocorrer até meados de maio.

Quando anunciaram as paralisações, os estúdios haviam dado a previsão de retorno às filmagens em abril, mas, com o atual cenário, eles sabem que o ápice da epidemia será depois desse mês. Além do mais, Hollywood só quer retornar às gravações após os governantes permitirem reuniões com mais de 10 pessoas presentes, número que normalmente é necessário nos sets.

Os analistas também acreditam que os primeiros filmes a retomarem a produção provavelmente serão os que estão sendo filmados nos EUA, já que a perspectiva de filmar no exterior apresenta muitos desafios logísticos, dada a natureza global do Covid-19.

Outra questão complicada também será a agenda dos atores que terão diversas produções encavaladas para cumprir.

Algumas pré-produções estão sendo feitas remotamente como da sequência de Doutor Estranho (Disney) que tem previsão de começo das filmagens para junho.

“O negócio de filmes foi muito afetado pelo fechamento dos cinemas no mundo todo e pelas várias restrições para sair de casa, levando ao cancelamento ou adiamento das estreias. A Sony encerrou temporariamente toda a sua produção de filmes e programas de televisão, o que resultará em mudanças futuras nas datas dos lançamentos de alguns títulos”, disse a distribuidora em um comunicado oficial.

Inclusive, o recente lançamento da Sony, Bloodshot, está sendo disponibilizado a partir de hoje (27) para compra digital. No Brasil, o longa está nas plataformas como Apple TV, Google Play, Playstation Store e Microsoft Filmes & TV. Essa medida já foi tomada também nos Estados Unidos.

O presidente da distribuidora, Tom Rothman, explico o porquê pularam a janela entre a exibição nos cinemas e em plataformas digitais. Já que o filme estava em cartaz nas salas até o último fim de semana. “A Sony Pictures é extremamente comprometida com a exibição de seus filmes em cinema e nós apoiamos a janela de exibição”, disse. “Essa é uma circunstância única e extremamente rara em que os cinemas foram forçados a fechar em prol de um bem maior, e Bloodshot ficou abruptamente indisponível. O público agora terá a chance de ter Bloodshot para ver imediatamente em suas casas, onde atualmente passamos a maior parte do tempo. Estamos confiantes que, assim como outros negócios também foram atingidos fortemente pelo vírus, os cinemas vão se recuperar com sucesso e nós estaremos lá para apoiá-los”.

Outros lançamentos também tiveram uma carreira parecida como Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica, que foi lançado em 5 de março pela Disney e pouco tempo depois já foi para a plataforma do Disney+ e outras de VOD.

A Universal também fez movimento similar com O Homem Invisível e A Caçada que já estão disponíveis digitalmente.

A Disney também aumentou sua oferta de dívida para US$ 6 bilhões para ter fluxo de caixa e conseguir honrar com suas despesas durante o período de crise Covid-19. Essa ação é uma espécie de nota promissória emitida a futuros investidores, isto é, título de crédito avançado.

Compartilhe:

  • 2 medalha