Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

08 Junho 2020 | Fernanda Mendes

Festival de Brasília é cancelado por tempo indeterminado

Governo justificou a suspensão por falta de verba

Compartilhe:

(Foto: André Borges/Agência Brasília)

O 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) foi cancelado. Segundo informações da Rádio Nacional, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal suspendeu o evento por tempo indeterminado, devido à falta recursos, pois os R$ 3 milhões do governo do DF previstos para arcar com as despesas do evento foram transferidos para o combate à pandemia da Covid-19.

Publicidade fechar X

O Secretário da Cultura, Bartolomeu Rodrigues, afirmou que, mesmo que o secretário de Economia, André Clemente, consiga levantar recursos para o Festival, o evento não deve acontecer este ano por falta de tempo suficiente para planejamento.

Antes do anúncio da suspensão, a previsão era de que o Festival acontecesse virtualmente e até foi cogitado a possibilidade da transmissão no Cine Drive-In da cidade.

Em nota enviada ao G1, o setor de audiovisual do DF se manifestou contra a decisão: “O Festival de Cinema de Brasília do Cinema Brasileiro é o mais antigo festival do gênero e um dos poucos dedicados exclusivamente ao cinema nacional. Ocorre anualmente em Brasília, no histórico Cine Brasília. Ele não é exclusivamente financiado pelo GDF mas também recebe apoio de várias grandes empresas via leis de incentivo. Sendo facilmente cancelada após a declaração de confirmação de sua realização semanas antes em reunião com várias associações, é notório que não há nenhum esforço para que a edição seja realizada, nem mesmo em um formato mais enxuto do ponto de vista financeiro. Outro ponto levantado pelo movimento cultural é que ao realizar o festival haveria uma dinamização do setor e distribuição de recursos em cachês de seleção e prêmios a serem distribuídos de forma local e nacional, ou seja, o festival poderia sim estar colaborando no impacto da crise que atinge principalmente o mercado cultural e não ser remanejado para fins desconhecidos ou outros setores”.

Na nota, Dacia Ibiapina, realizadora do evento e professora de audiovisual da Universidade de Brasília, afirmou que “desde 1965, quando foi criado o FBCB, somente foi cancelado durante a ditadura militar, nos anos de 1972, 1973 e 1974”.

Compartilhe:

  • 0 medalha