Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tendência

19 Junho 2020 | Fernanda Mendes

Eventos virtuais permanecerão após Covid-19, dizem especialistas

Profissionais acreditam que este formato será muito utilizado mesmo após o fim do isolamento social

Compartilhe:

*Imagem Meramente Ilustrativa (Foto: iStock)

Com a pandemia do Covid-19, e o consequente isolamento social ao redor do mundo, os eventos estão mais e mais migrando para o ambiente virtual. Isso pode ser visto como uma tendência do momento, uma adaptação às condições da quarentena, mas, alguns especialistas acreditam que este formato de evento virtual veio para ficar.

Publicidade fechar X

Em reportagem feita pela Variety, o veículo aponta que a qualificação de Graduate Together à 11 categorias do Emmy Awards abriu os radares do mercado. Isso porque, Graduate Together foi um evento especial em 18 de maio que trouxe várias personalidades para uma “festa” de formatura virtual em homenagem aos graduandos dos EUA de 2020.

“Pense na fusão não só do vírus e da crise econômica, que ficará pior antes de melhorar, mas também na agitação da sociedade por conta do caso de George Floyd [homem negro morto sufocado por policiais em Minneapolis] e tudo que se abriu como consequência disso, cria um ambiente onde as pessoas se sentem confusas e instáveis”, disse Walter Robb, ex-executivo da Whole Foods, rede de supermercados com produtos saudáveis, que apresentou neste mês uma conferência virtual para mais de 2 mil empresários do ramo alimentício da América Latina.

A opinião é compartilhada pela CAA Speakers, divisão da agência de talentos Creative Artists Agency (CAA) em Hollywood. “Nós tínhamos algumas experiências em ambiente virtual, mas era de 2% a 5% dos nossos negócios. Agora, os eventos digitais se tornaram a maior parte da nossa programação”, disse o chefe da divisão, Peter Jacobs.

Cerca de 70% dos eventos virtuais são feitos por corporações, Jacobs explicou, incluindo muitas empresas de tecnologia, que, aliás, marcaram eventos até 2021 no formato virtual. “As companhias estão percebendo neste formato um grande potencial em se conectar com mais pessoas, para alcançarem uma audiência maior”.

Os especialistas acreditam que os eventos online podem ser uma maneira de continuar trazendo receita às empresas, com a impossibilidade de produções de novos conteúdos. Além disso, esses eventos são uma válvula de escape da população. Jacobs conta que seus clientes, desde chefs de cozinha a personal trainers, estão sendo muito procurados pelo público que quer conteúdo diferente de notícias sobre o coronavírus.

Há até mesmo uma plataforma chamada Etsy, voltada a produtos artesanais, que está sendo muito utilizada por padeiros em tempos de pandemia.

Eventos e reuniões presenciais provavelmente “voltarão e voltarão muito”, concluiu Jacobs. “Mas estamos prevendo que boa parte de nossos negócios no futuro serão eventos virtuais, durante e depois do Covid”.

Compartilhe:

  • 0 medalha