Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Produção

10 Julho 2020 | Redação

Prefeitura de SP autoriza retomada de filmagens em espaços públicos

Decisão foi publicada hoje (10) no Diário Oficial

Compartilhe:

(Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.)

Como noticiamos ontem no Portal Exibidor, o prefeito Bruno Covas autorizou o retorno das filmagens em estúdio na cidade de São Paulo – com restrições e protocolos de segurança. Hoje, dia 10, o prefeito também publicou no Diário Oficial a autorização para a retomada da concessão de aprovações para filmagens e gravações em espaços públicos na cidade.



As filmagens devem seguir o Protocolo de Filmagens e Gravações em Espaços Públicos, elaborado pela Spcine por meio da São Paulo Film Commission (acesse aqui), além do Protocolo Geral de Reabertura e do Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho do Audiovisual, elaborado pela APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e SINDCINE (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual).

Entre as novas normas estabelecidas nos protocolos, as filmagens precisarão ter diárias ou períodos adicionais para higienização do local. A produtora fica responsável pela contratação da equipe que prestará o serviço de limpeza especializada e, em espaços abertos, será necessário realizar isolamento prévio.

O veículo cênico deve estar devidamente higienizado e em seu interior deve permanecer a menor equipe possível, com prioridade para o elenco. Caso seja inevitável manter outros profissionais dentro do veículo, deve-se seguir as medidas de distanciamento social seguro e higienização conforme previsto no Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho do Audiovisual.

Outra nova regra da retomada das filmagens é a proibição do preparo de alimentos no local. Apenas alimentos de consumo imediato, com embalagens devidamente higienizadas e em local reservado apenas para este fim, podem ser consumidos. Todos os materiais e utensílios devem ser descartáveis e individuais e manuseados apenas por profissionais destinados a esta função. Caso necessário, devem ser estipulados períodos escalonados para as refeições.

“O setor audiovisual é maduro e acredito que vai incorporar com eficácia estes novos hábitos, tanto por profissionais e artistas como pelas produtoras que coordenam as ações. É muito importante retomar as atividades sem ansiedade para que o setor adquira as novas práticas com propriedade. A Spcine e a São Paulo Film Commission estão otimistas quanto à retomada das filmagens com toda cautela e respeito necessários, contando com a já conhecida organização do setor”, avalia a diretora-presidente da Spcine, Laís Bodanzky.

Compartilhe:

  • 0 medalha