Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pesquisa

14 Julho 2020 | Fernanda Mendes

Mapeamento do ecossistema de XR no Brasil está em curso

Trabalho liderado pela pesquisadora Ines Maciel busca auxiliar na consolidação de dados que permitam o desenvolvimento de políticas públicas para a área

Compartilhe:

(Foto: iStock)

A pesquisadora Ines Maciel abriu um questionário para contribuir para seu trabalho de pós-doutorado: “Mapeamento do Ecossistema de XR no Brasil”. O estudo busca mapear empresas e informações sobre o ecossistema de Realidade virtual, Realidade Expandida e Realidade Mista em atuação no país, com o intuito de auxiliar na consolidação de dados que permitam o desenvolvimento de políticas públicas para uma área que possui forte vocação para a inovação.

Publicidade fechar X

A pesquisa tem como principal meta criar um banco de dados que reúna informações sobre empresas, associações e grupos ligados ao setor de Realidade Mista, promovendo visibilidade aos projetos em curso e destacando suas especificidades e as redes de produção existentes.

Com essa visão em mente, a pesquisa reunirá dados quantitativos e qualitativos a partir de contatos com representantes de associações e comunidades de desenvolvedores em todo o Brasil, buscando estabelecer um diálogo com criadores, empresas publicadoras e desenvolvedores de plataformas. As informações coletadas poderão contribuir para o embasamento de políticas industriais e tecnológicas para o setor, além de fomentar o desenvolvimento de uma rede colaborativa entre profissionais e empresas do ramo. Somado a esse aspecto, o estudo poderá contribuir no embasamento de futuras pesquisas voltadas para o desenvolvimento do setor como um todo.

A ação conta com a parceria de importantes órgãos governamentais e associações como Spcine, ICAB, BRAVI, XRBR e ABRAGAMES, e apoio do FORCINE. A coleta de dados está sendo feita por meio deste link até dia 8 de agosto. 

Nesta etapa, a ação mapeia o interesse de empresas das áreas citadas em desenvolver conteúdos XR; identifica empresas que já possuam projetos ou que estão iniciando sua atuação nos desenvolvimento de conteúdos XR; levanta demandas específicas dessas empresas em termos de financiamento público para o setor e identifica o impacto do COVID-19 no desenvolvimento dessas empresas.

Compartilhe:

  • 0 medalha