Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Produção

15 Julho 2020 | Fernanda Mendes

"Atrás da Sombra" estreia em VOD trazendo terror genuinamente brasileiro

Filme chegaria nos cinemas no primeiro semestre do ano

Compartilhe:

Bukassa Kabengele e Bruna Brito em cena de "Atrás da Sombra" (Foto: Elo Company)

Nessa sexta-feira, dia 17, estreia o longa Atrás da Sombra nas plataformas digitais Net Now, Vivo Play, Oi Play e Looke. O terror genuinamente brasileiro estava previsto para estrear no primeiro semestre nos cinemas, mas devido à suspensão das salas, sua distribuidora, Elo Company, optou pelo lançamento direto em VOD.

Publicidade fechar X

Ontem (14) o elenco e diretor do filme se reuniram em uma coletiva de imprensa virtual para falaram um pouco da produção que tem ainda um outro diferencial: foi filmado em Goiânia, totalmente fora do eixo RJ-SP.

“Fizemos um trabalho da maior qualidade estética, com belíssimas interpretações, muito bem editado e conduzido. Eu tenho trabalhado em Santa Catarina, Recife, Cuiabá... O Brasil é muito rico e tem muita gente de talento. Temos que fortalecer os outros lugares”, reforçou Zé Carlos Machado, ator que compõe o elenco.

Além de ser um filme de terror filmado em Goiânia, Atrás da Sombra tem mais um fator interessante: grande parte de seu elenco é composto por atores negros, incluindo o protagonista Bukassa Kabengele. Elisa Lucinda, que interpreta Dalva, personagem cheia de mistérios sobrenaturais, elogiou essa representatividade na produção: “Temos que forçar a mente para lembrar outro filme nacional com um protagonista negro, é muito difícil e infelizmente é uma luta velha”.

Bukassa lembrou que o diretor Thiago Camargo e o roteirista Daniel Calil foram bastante abertos para ouvirem as sugestões dele e de Elisa sobre o lugar do negro na sociedade. “Eles se abriram para entender nosso olhar e lugar de fala dentro de uma narrativa pré-estabelecida anteriormente. Nós chegamos como uma avalanche no set, eu e Elisa”.

Inclusive, no filme, a princípio, só duas personagens eram negras, mas as coisas foram tomando novos rumos. “Para mim foi uma experiência de entendimento de mundo e crescimento. Me sinto honrado de a gente poder ter trabalhado e construído isso juntos”, comentou o diretor.

História

A trama do filme traz Bukassa como um investigador particular que está em busca de informações sobre a morte de um jovem em Golinópolis, uma pequena cidade no interior do Goiás, cheia de moradores misteriosos. Uma mulher que nunca conheceu o atormenta em seus sonhos até que eles se encontram em uma mata mal assombrada. Neste momento, o personagem percebe que esta investigação misteriosa mudará sua vida para sempre.

O ator comentou sobre as metáforas do filme de terror que mostram as esferas da sociedade. “Tem uma história que não é óbvia e a coisa que mais me atraiu foi a questão das camadas invisíveis, nos aprofundamos para humanizar os personagens e trazer conteúdo regional brasileiro”.

Já o diretor explicou sobre o viés que decidiram desenvolver na trama para agradar a todos os tipos de espectadores, sem sustos fáceis ou cenas com violência explícita, tentando colocar um caminho mais de mistério e dúvidas.  

Atrás da Sombra nasceu de um curta realizado anteriormente por Camargo, chamado A Caça e foi viabilizado por meio de recursos do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) e do Fundo de Cultura do Estado de Goiás. O cineasta lamentou o período de paralisação nas produções brasileiras. “Passamos por uma fase bem difícil, agora agravada mais ainda pelo Covid-19, onde está cada vez mais difícil se fazer cinema no Brasil”, disse. “Gostaria de agradecer ao elenco e equipe desse filme. 80% das pessoas que trabalharam no longa estão desempregados. Temos que unir esforços. Lançar esse filme nesse momento é muito gratificante para mostrar resistência e mostrar que temos que continuar”.

Compartilhe:

  • 0 medalha