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17 Agosto 2020 | Fernanda Mendes

Pesquisas mostram dados sobre entretenimento e comércio durante a quarentena

Desbrava Data levantou comportamento do consumidor em shoppings centers e Observatório de Turismo e Eventos mostrou hábitos e perspectivas dos paulistanos em isolamento social

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(Foto: iStock)

Na última semana, duas pesquisas sobre o setor de entretenimento e comércio foram publicadas. A Desbrava Data cruzou a lista dos 538 shoppings em funcionamento no começo de agosto, divulgada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), e os dados públicos de localização do Google, levantando o comportamento do público consumidor a cada semana ao longo dos meses de julho e agosto.

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A pesquisa mostra que o movimento do público nos shoppings brasileiros teve seu ápice na última semana – de 3 a 9 de agosto – quando alcançou 58,3% do fluxo normal Pré-Covid19.

A análise mostra que o movimento de abertura dos shoppings durante junho e julho vinha apresentando aumento gradativo no fluxo de clientes, mas teve queda na última semana de julho. Essa redução foi puxada principalmente pelos shoppings do Sudeste, período em que eles tiveram a pior semana desde junho. Porém, o começo de agosto já apresenta recuperação.

Dentre as regiões que mais se destacam positivamente está o Norte – que alcançou 62% do seu fluxo normal tanto em julho como em agosto. Assim como o Centro-Oeste, que chegou a 60% em julho e 61,6% neste começo de agosto. A região que apresentou maior crescimento nestes primeiros dias de agosto comparado a julho tem sido o Nordeste, saindo de 56% (pior média entre as regiões em julho), para 58% em agosto.

Numa análise mais aprofundada por estado, destacam-se ainda os shoppings de MS, RO, ES, TO e AM, todos com fluxo entre 65% e 70% da sua média normal antes da pandemia. Já analisando os shoppings divididos entre Capital e Interior, o fluxo nas capitais chega a quase 60%, enquanto aqueles em cidades do interior ficam em 57% do seu fluxo normal.

Comportamento dos paulistanos

A outra pesquisa é referente ao comportamento dos moradores da cidade de São Paulo durante a quarentena e suas expectativas para o futuro. O levantamento foi produzido pelo Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo e pela plataforma A Vida no Centro. As respostas foram obtidas por meio de um formulário online com 1.521 pessoas entre 19 de junho e 12 de julho.

Entre os respondentes, a maioria (68,1%) é do sexo feminino, com idade entre 30 e 59 anos (64%) e vive na cidade de São Paulo (59,9%) ou na Grande São Paulo (11,5%). 85,6% dos entrevistados afirmaram que estavam em isolamento, com 53,8% destes afirmando estarem reclusos com suas famílias e 20,6% sozinhos.

Entre as principais atividades durante esse período dentro de casa, a resposta “assistir a filmes” teve a maior porcentagem com 68%, seguido de “cuidar da casa” com 65,9%, “cozinhar” com 54,9%, “ouvir música” com 49,8% e “ler” com 48,1%.

Boa parte dos entrevistados (46,2%) afirma não querer sair de casa por um tempo mesmo após a reabertura dos locais públicos, e dos que afirmam intenção de frequentar estes espaços, 31,3% querem ir a teatros/ cinemas, 27,3% querem ir a restaurantes e 24,7% desejam ir a bares.

Sobre os locais onde consomem durante a quarentena, 56% dão preferência ao comércio local, 18,5% preferem quem oferece maior desconto e 17,4% compram nas plataformas de aplicativos.

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