Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Retomada

20 Agosto 2020 | Fernanda Mendes

Governo do RJ autoriza reabertura dos cinemas, mas capital e Niterói ainda não têm previsão

Cabe a cada cidade determinar oficialmente a data do retorno dos cinemas

Compartilhe:

Wilson Witzel, governador do RJ (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Governo do Rio de Janeiro publicou em edição extra do Diário Oficial um novo decreto de flexibilização na reabertura de atividades comerciais no Estado. O decreto autoriza, entre outras coisas, a reabertura dos cinemas já a partir de hoje (20) nas regiões em que estão com a bandeira amarela, onde há menos risco de contágio do Covid-19, segundo estudos das autoridades locais.

Publicidade fechar X

As regiões incluem Baía da Ilha Grande, Baixada Litorânea, Metropolitana I, Metropolitana II, Noroeste, Norte e Serrana. No entanto, cabe a prefeitura de cada cidade estabelecer as determinações oficiais.

Em resposta ao Portal Exibidor, a prefeitura da capital fluminense respondeu que quanto às atividades culturais, incluindo os cinemas, a retomada estava prevista para a Fase 6, que foi adiada. “Conforme informado na coletiva do último domingo (16/08), a vigência da Fase 5 de flexibilização foi prorrogada por 15 dias. A Prefeitura fará a divulgação das novas liberações assim que elas forem definidas e sempre ouvindo o Comitê Científico do município”.

A Prefeitura de Niterói também disse que vai adiar a reabertura de cinemas e teatros e casas de show. Segundo informações do G1, o município quer consultar uma comissão científica antes de determinar a reabertura dos equipamentos culturais.

Segundo o protocolo desenvolvido pela Federação Nacional Das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC), e aprovado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Secretaria de Estado de Saúde, nas salas de cinema, a retomada parcial será com 40% das ocupações ou 2 metros de distanciamento, entre outras exigências.

Compartilhe:

  • 0 medalha