Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festival

28 Agosto 2020 | Fernanda Mendes

CineFantasy terá transmissão em drive-in e streaming

Serão 140 filmes do gênero fantásico de 30 países

Compartilhe:

(Foto: O Cemitério das Almas Perdidas)

A 10ª edição do CINEFANTASY (Festival Internacional de Cinema Fantástico) trará uma seleção de 140 filmes, entre longas e curtas de 30 países. A grande novidade é que pela primeira vez no Brasil um festival de cinema tem sua abertura em um cinema drive-in, no caso, a pré-estreia mundial do filme O Cemitério Das Almas Perdidas, do diretor capixaba Rodrigo Aragão, que acontecerá no Belas Artes Drive-in, dia 6 de setembro, e a partir do dia 7, até 20 de setembro, o Festival continua em uma versão online que será exibida no Belas Artes À La Carte.

Publicidade fechar X

O CineFantasy recebeu, esse ano, a inscrição de 780 títulos, de 58 países e dos cinco continentes. A edição deste ano tem uma marca muito especial de acordo com a diretora do festival, Monica Trigo. “Em meio à pandemia de COVID19 que mudou o comportamento e a economia do planeta, conseguimos construir um festival colaborativo no sentido de grandes parcerias, sem um único centavo de recursos públicos, mas tecido com muitas mãos generosas e qualificadas. Parceiros brasileiros e internacionais, uma plataforma consolidada e eficiente, o apoio da FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantastico. Teremos 140 obras e 14 dias de festival”.

A 10ª edição conta ainda com o apoio do CTAv – Centro Técnico Audiovisual, da Mistika, da Elo Company e da AIC – Academia Internacinal de Cinema.

Mostras Competitivas

O Brasil está presente em todas as mostras com um total de 3 longas-metragens e 32 curtas-metragens. A Espanha é mais uma vez o segundo país com mais filmes em competição, com um total de 26 filmes e a França aparece com 11 filmes.

No terceiro ano consecutivo da Mostra Mulheres Fantásticas, a presença feminina se amplia: em 2018 foram exibidas 10 produções, em 2019 foram 27 e nessa edição, são 36 obras com mulheres na direção entre longas e curtas-metragens.

Nesse momento de pandemia o Cinefantasy pensou num novo público e promove duas mostras competitivas inéditas: Pequenos Fantásticos, uma sessão para crianças composta por nove curtas-metragens (do Brasil, Argentina, Espanha, Taiwan e Suíça) com filmes falados em português ou sem diálogos. Já a mostra FantasTeen é voltada para o público adolescente e composta por dez filmes (do Brasil, França, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, República Tcheca e Taiwan).

Este ano o festival homenageia a atriz Gilda Nomacce, que tem mais de 100 filmes na carreira, com destaque para “Quando Eu Era Vivo” de Marco Dutra, “Ausência” de Chico Teixeira, “Trabalhar Cansa” e “As Boas Maneiras” da dupla Juliana Rojas e Marco Dutra, “Minha Única Terra é na Lua” de Sergio Silva; os recentes “Todos os Mortos” de Caetano Gotardo e Marco Dutra, Meu Nome é Bagdá da Caru Alves de Souza; os esperados “Casa das Antiguidades” de João Paulo Miranda Maria, “Adeus ao Comandante” de Sérgio Machado e “Obsolência” de João Marcos de Almeida.

Compartilhe:

  • 0 medalha