Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Retomada

14 Setembro 2020 | Fernanda Mendes

Mais duas capitais brasileiras autorizam retorno dos cinemas

Exibidores em Salvador (BA) já anunciam data do retorno, mas cinemas no Rio de Janeiro (RJ) se recusam a voltar

Compartilhe:

UCI Orient Shopping Barra (Foto: Fabio Peixoto)

A última sexta-feira, dia 11, gerou um grande burburinho entre os exibidores cariocas. Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro (RJ), autorizou a reabertura dos cinemas desde que os exibidores sigam alguns protocolos de segurança.

Publicidade fechar X

Dentre as exigências está a reabertura dos cinemas com a capacidade máxima de 50% por sessão, além da proibição do funcionamento das bombonières. Por conta desta última questão, os exibidores cariocas optaram por não reabrirem suas salas.

“Os exibidores de cinema da cidade do Rio de Janeiro agradecem o reconhecimento do Prefeito de que nossas salas são tão ou mais seguras que restaurantes, salões de festa e shoppings”, diz o comunicado oficial do Sindicato dos Exibidores do Rio de Janeiro.

“Entretanto, não vamos abrir. Isso inviabiliza o negócio. Não conseguimos pagar os salários dos nossos funcionários nem os outros custos relacionados à operação dos cinemas. Dentro das salas de cinema os clientes estarão sentados com distanciamento social garantido num ambiente cujo ar-condicionado promove renovação de ar contínua e é regulamentado em lei e fiscalizado. O que nos diferencia de praças de alimentação de shoppings? O Rio escolhe um caminho de excepcionalidade em relação às demais prefeituras onde os cinemas estão voltando a funcionar. Lamentamos profundamente adiar mais uma vez essa reabertura, o que poderá acarretar o fechamento de salas numa cidade que já foi a capital do cinema”.

Enquanto isso, em Salvador (BA) o prefeito ACM Neto autorizou a reabertura dos cinemas com a permissão do consumo de alimentos e bebidas apenas dentro das salas. A venda de ingressos deverá ser preferencialmente por meio digital e será permitida a compra de duas poltronas vizinhas no mesmo procedimento. Ainda, deverá haver um distanciamento mínimo de duas poltronas entre aquelas que puderem ser utilizadas.

Também ficará proibida a exibição de filmes em 3D por conta da utilização dos óculos comunitários e a capacidade máxima será de 100 frequentadores por complexo.

A rede UCI, que tem três complexos na cidade, já anunciou que reabrirá suas portas a partir desta quinta-feira, dia 17.

Compartilhe:

  • 0 medalha