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08 Outubro 2020 | Fernanda Mendes

Exibidores fazem apelo para que filme nacional não entre no streaming

“No Gogó do Paulinho” teve estreia dia 17 de setembro em Altamira (PA)

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(Foto: Reprodução)

A comédia nacional No Gogó do Paulinho não está rendendo muitas risadas entre os exibidores. O longa, que teve lançamento no dia 17 de setembro nos cinemas de Altamira (PA), agora se prepara para a estreia nas plataformas de streaming.

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Os donos de cinema acreditam que o lançamento apenas em Altamira foi para cumprir a cota de tela exigida para filmes nacionais incentivados com recursos públicos. A revolta se dá justamente pelo potencial do título em levar espectadores às salas em um momento delicado e de retomada do setor.

Em uma carta direcionada à distribuidora do longa, Downtown Filmes, diversas entidades representativas fazem um apelo para que a empresa repense em sua estratégia.

“O mercado vê, semana a semana, uma recuperação do setor de exibição e aumento na arrecadação das bilheterias. Ter este lançamento, com toda a certeza, iria contribuir para o aumento deste número, além de colaborar com uma categoria que tem sido muito afetada pela crise causada pela pandemia”, diz a carta.

O comunicado ainda ressalta que a reabertura dos cinemas no município do Rio de Janeiro, adicionou 800 salas abertas ao circuito nacional. “O filme seria a única estreia da semana, o que estimularia ainda mais o público a consumir o conteúdo nos cinemas”.

Entre as entidades que assinam o apelo, estão os Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul,  Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro, Federação Nacional das Empresa Exibidoras Cinematográficas, Abraplex, Aexib - Associação dos Exibidores Brasileiros de Cinema de Pequeno e Médio Porte, e Abracine.

Procurada pelo Portal Exibidor, a Downtown Filmes preferiu não se posicionar no momento.

Abaixo confira a carta na íntegra:

Carta à Downtown Filmes

Estamos em um momento em que, pela primeira vez no mercado brasileiro, exibidores, distribuidores, produtores, criativos e parceiros da indústria se uniram com o mesmo intuito: o de preparar e implementar a retomada dos cinemas no Brasil, após o setor ser assolado por uma crise nunca antes vista na história.

Todo o setor do cinema está trabalhando junto, com foco na missão de trazer conteúdos inéditos e engajar o público a voltar aos cinemas. Por isso, os sindicatos receberam com perplexidade a notícia de que a Downtown Filmes lançou a comédia “No Gogó do Paulinho”, aguardado longa-metragem nacional, apenas em Altamira para cumprir a cota de tela e o está levando diretamente ao streaming.

No dia 17 de setembro, quando o filme foi lançado em Altamira, o setor exibidor já contava com mais de 39 complexos de cinemas abertos em todo o País. O mercado vê, semana a semana, uma recuperação do setor de exibição e aumento na arrecadação das bilheterias. Ter este lançamento, com toda a certeza, iria contribuir para o aumento deste número, além de colaborar com uma categoria que tem sido muito afetada pela crise causada pela pandemia.

Em outros países como França, Coréia do Sul, Portugal e Espanha, vê-se que produtos nacionais têm estimulado a volta aos cinemas e seria importante para o mercado brasileiro receber “No Gogó do Paulinho”, principalmente, porque o parque exibidor do Rio de Janeiro, que reabriu na última quinta-feira, dia 01 de outubro, trouxe ao mercado mais de 800 salas abertas. Além disso, o filme seria a única estreia da semana, o que estimularia ainda mais o público a consumir o conteúdo nos cinemas.

Diante disso, os sindicatos gostariam de pedir para a Downtown Filmes repensar sua estratégia de levar o título direto para o streaming, colaborando para que as salas de cinemas sejam fortalecidas nesse momento tão delicado.

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